Quantas calorias tem um ovo cozido?

jejum para perder peso

Hoje, o ovo é conhecido como um super aliado da dieta. Porém, nem sempre foi assim. Os mais vividos lembram que, há pouco tempo atrás, o ovo era considerado um inimigo da saúde. Recentemente, ele começou a ser visto como um alimento altamente saudável e nutritivo, desde que consumido com moderação.

O que muda é a maneira como o ovo é preparado. Quando frito, por exemplo, apresenta um número muito maior de calorias, além do óleo da fritura. Por isso, o ovo cozido é a forma mais simples e saudável de consumir o alimento.

Os ovos caipiras não possuem maior quantidade de nutrientes que os ovos de granja. Nenhuma diferença nos nutrientes é comprovada entre ovos caipiras, orgânicos e industriais. Eles são relacionados ao padrão necessário para a formação do pintinho, sem relação com o processo produtivo. A única diferenciação pode estar na cor da gema, que pode ser mais fortes nos ovos orgânicos e caipiras, devido à alimentação da galinha.

Comer ovo emagrece?

menina com ovos tapando os olhos

No âmbito do emagrecimento, o ovo não é totalmente responsável pela perda de peso. No entanto, seu alto número de proteínas aumenta o tempo da digestão e também prolonga a sensação de saciedade. Assim, o seu corpo sente menos necessidade de consumir carboidratos ao longo do dia.

O ovo também pode aumentar o metabolismo, porque contém aminoácidos essenciais nas medidas certas. Dessa forma, o seu corpo consegue aproveitar ao máximo as proteínas que esse alimento oferece. Ter uma dieta rica em proteínas aumenta o metabolismo em até 80 a 100 calorias por dia, através do efeito térmico dos alimentos. Esse efeito é a energia que o organismo requere para metabolizar o que consumimos, sendo maior para proteínas do que para gorduras e carboidratos. Então, alimentos ricos nesse macronutriente, como o ovo, ajudam a queimar mais calorias.

Mas o ovo não aumenta o colesterol?

favo de ovos

Por muito tempo acreditamos que o ovo aumentava os níveis de colesterol no sangue. No entanto, hoje é comprovado que ele aumenta o colesterol bom (HDL), além de diminuir o colesterol ruim (LDL). Estudiosos da área afirmam que as doenças cardiovasculares estão mais associadas a fatores hereditários do que ao consumo de alimentos com um nível de colesterol considerável em sua composição.

No entanto, para casos onde o indivíduo já tem um colesterol elevado, é necessário uma orientação profissional. Por vezes, o consumo é limitado a 2 unidades por dia. Para indivíduos saudáveis, o consumo de ovos é recomendado e pode variar de acordo com as necessidades nutricionais de cada um. Iniciar o dia com um ovo cozido na mesa pode trazer benefícios que incluem uma maior saciedade para o dia todo.

Afinal, quantas calorias tem um ovo cozido?

ovos cozidos

Um ovo de galinha inteiro e cozido tem por volta de 65,7 calorias. Entre as outras informações nutricionais possui 0,27 gramas de carboidrato, 5,99 gramas de proteína e 4,28 gramas de gordura total.  Quando falamos em peso, 100 gramas de ovo cozido concentram 155 calorias.

Ovos são alimentos altamente nutritivos, que podem fornecer quase 6 gramas de proteína por unidade. A maior parte desse número está concentrada na clara. Além disso, o ovo apresenta cálcio, colina, vitamina A, vitamina D, vitamina E, fósforo, luteína e zeaxantina.

A clara é onde está a maior concentração de proteína. Porém, a gema carrega a maioria dos nutrientes presentes no ovo. Na cor da gema é possível saber o tipo de alimentação que a galinha teve, à base de legumes ou de rações preparadas. Mesmo que a clara seja menos calórica, consumir as duas partes é muito importante.

Benefícios do ovo

Quando consumido com moderação, o ovo pode trazer muitos benefícios que vão além do emagrecimento. Conheça alguns deles:

  • Contribui para a formação de massa muscular, devido ao alto número de proteínas;
  • Melhora a saúde dos olhos, por ser rico em vitamina A;
  • Diminui as inflamações, porque contém ômega-3;
  • Preserva a massa óssea, pois tem fósforo e vitamina D em sua composição;
  • Faz bem para gestantes e fornece nutrientes importantes para o feto, graças ao ácido fólico e à colina;
  • Previne a anemia, porque é rico em ferro;
  • Previne e reduz o risco de câncer de mama;
  • Mantém as unhas e os cabelos saudáveis, devido ao alto número de vitamina B12 e enxofre;
  • Potencializa o funcionamento do cérebro e melhora a memória.

Como preparar o ovo cozido perfeito?

Coloque o ovo (ou ovos) no fundo de uma panela e cubra com água fria, que deve cobrir pelo menos 2,5 cm acima dos ovos. Tampe a panela e deixe ferver por aproximadamente 3 a 5 minutos. Retire do fogo e deixe descansar na água por 12 minutos. Escorra e coloque em água fria antes de descascar. Esse tempo de preparo resulta em ovos bem cozidos e com a gema dura.

Se você prefere a gema mais mole, varie entre 3 e 6 minutos após o desligamento do fogo.

E os outros preparos?

omelete preparado em uma tigela

O ovo é um alimento muito versátil, e o seu preparo pode mudar de acordo com a refeição. Veja a quantidade de calorias presente em cada variação do ovo na sua alimentação:

  • Ovo cozido: 65,7 calorias;
  • Ovo frito: 180 calorias;
  • Gema crua: 60 calorias;
  • Gema frita: 85 calorias;
  • Clara cozida: 13 calorias;
  • Clara frita: 22 calorias;
  • Omelete simples (65 g): 110 calorias;
  • Ovo poché: 78 calorias.

Recomendados para você:

Iniciando a Low Carb ou o Jejum Intermitente? Confira esses artigos: