Dieta Dr. Nowzaradan

jejum para perder peso

Conhecido pelo programa de televisão Quilos Mortais e um dos principais cirurgiões especializados em emagrecimento do mundo, o Dr. Nowzaradan desenvolveu um dos métodos de perda de peso mais eficazes do mundo. Especial para quem precisa emagrecer antes de uma cirurgia bariátrica, a dieta do Dr. Nowzaradan pede uma alimentação balanceada e rigorosa, com 1200 calorias ao dia.

Quem é o Dr. Nowzaradan?

dr nowzaradan

No reality show, essa dieta ajudou a mulher mais gorda do mundo a emagrecer. Amber Rachdi tinha 294 quilos antes de fazer a dieta e a operação que a fizeram mudar de vida. Hoje, o Dr. Nowzaradan atua em diversos hospitais em Houston, nos Estados Unidos: no Hospital First Street, no Hospotal Reinassence, no Hospital de Especialidades Cirúrgicas, no Hospital Geral Universitário e no Hospital de Médicos, em Tidwell.

Aos 73 anos, Younan Nowzaradan é especialista em cirurgia vascular e bariátrica. Graduado na Universidade de Teerã, no Irã, hoje participa do programa da TLC, Quilos Mortais, ajudando pacientes com obesidade mórbida a emagrecer e recuperarem o controle de suas vidas.

A dieta

Antes de realizar a cirurgia, é recomendado que o paciente perca alguns quilos. Foi então que o Dr. Nowzaradan começou a recomendar a dieta das 1200 calorias, uma forma rigorosa, mas rápida e certeira para perder peso. Seu objetivo é reduzir o peso para diminuir os riscos da cirurgia, mas ela pode ser feita também por pessoas que não realizarão a operação. Com ela, devem ser somadas atividades físicas leves e regulares.

A dieta de 1200 calorias é hipocalórica, onde as refeições devem ser bem distribuídas ao longo do dia. Com esse número, o indivíduo gasta mais calorias do que consome, eliminado a gordura acumulada. Em média, uma mulher adulta e sedentária chega a gastar de 1800 a 2000 calorias ao dia. Por isso, seguindo essa dieta, acaba ingerindo cerca de 600 a 800 calorias a menos do que gasta, emagrecendo como consequência.

Nessa dieta, os carboidratos não são completamente cortados. É preciso consumi-los para que o corpo absorva os nutrientes necessários. Mas lembre-se de só incluir os carboidratos de baixo nível de absorção, com poucas calorias. O único grupo que é totalmente cortado na dieta do Dr. Nowzaradan é o açúcar.

Como fazer a dieta do Dr. Nowzaradan?

mão segurando tomates cereja

Para fazê-la, é importante seguir o cardápio rigorosamente. No primeiro dia, o café da manhã deve ser apenas dois ovos cozidos. No lanche da manhã, um suco de vegetais. No almoço, o prato deve ser um pedaço de frango com salada verde. O lanche da tarde é um punhado de amêndoas e no jantar, um pedaço de cordeiro e legumes. Os horários devem ser respeitos e, nos próximos dias, a ordem deve ser seguida:

  • Café da manhã: 1 proteína + 1 fruta (ou vegetal, se preferir);
  • Almoço: 1 proteína + 1 vegetal + vegetais folhosos + tempero fit;
  • Lanche: 1 lanche proteico + 1 fruta ou vegetal;
  • Jantar: 1 proteína + 1 carboidrato integral ou grão + 2 vegetais + vegetais folhosos + 1 tempero fit;
  • Ceia: 1 fruta ou vegetal.

Ao final do dia, as 1200 calorias estarão distribuídas em: 3 proteínas, 2 a 3 frutas, 3 a 4 vegetais, 1 carboidrato integral, 1 lanche proteico, 2 temperos light e vegetais folhosos à vontade.

A quantidade de dias da dieta varia de pessoa para pessoa. É importante que ela seja feita com um acompanhamento profissional. Se você passará pela cirurgia bariátrica, converse com o seu médico, siga todas as recomendações e esteja bem ciente dos riscos. Pode ser que ele altere alguns dos alimentos listados anteriormente, mas siga à risca todas as recomendações feitas pelo seu profissional.

Não esqueça de beber muita água. Durante essa dieta, é de extrema importância o consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia. Os resultados dependem da boa hidratação do corpo.

Outra recomendação muito importante é não consumir menos de 1200 calorias por dia. Essa quantia mantém a alimentação e os nutrientes em níveis saudáveis. É muito difícil ter uma dieta balanceada consumindo menos do que essa quantidade de calorias.

Depois de perder peso com essa dieta, você deve investir em uma reeducação alimentar ou outra dieta menos restritiva que se adeque ao seu dia a dia. Isso serve para manter o seu peso ideal, de forma equilibrada e saudável.

Cardápio da dieta Dr. Nowzaradan

prato saudável do cardápio da dieta dr. nowzaradan

Depois de passar pelo primeiro dia da dieta, como vimos anteriormente, mantenha os dias com o cardápio a seguir, variando a quantidade de dias de acordo com o seu objetivo. Essas opções podem ser mudadas, contato que sigam as recomendações do Dr. Nowzaradan.

Café da manhã:

  • 2 porções de fruta de baixa caloria + 1 ovo cozido + 1/2 pão integral ou 1/2 copo de aveia sem açúcar;
  • 1 xícara de queijo cottage sem gordura + 1 xícara de morangos + 1 pitada de canela.

Almoço:

  • 2 xícaras de salada (abacate, cenoura, tomate, folhas verdes e vinagre balsâmico) + 1/2 xícara de sopa de feijão preto + 1/4 de iogurte grego sem açúcar + 1 tapioca;
  • Vegetais folhosos (espinafre, alface, couve) + 1 xícara de vegetais mistos (cenoura, pimentão, tomate) + 85 g de peito de frango desfiado + 2 colheres (chá) de tempero para salada light;
  • 100 g de peixe halibut grelhado + 80 g de aspargos com limão + salada de folhas verdes mista à vontade + 2 colheres (chá) de tempero para salada light.

Janta:

  • 1 xícara de couve ou brócolis cozido a vapor, temperado com mostarda asiática e vinagre de arroz + 85 g de salmão fresco + 1/2 xícara de sopa de missô + 3/4 xícaras de arroz integral;
  • 100 g de salmão grelhado com limão + 2 xícaras de ervilhas com alho, cozido a vapor + 1/2 xícara de arroz integral + salada de folhas verdes à vontade + 2 colheres (chá) de tempero light para salada;
  • 85 g de carne magra grelhada + 2 xícaras de couve de Bruxelas, fritas com azeite de oliva + couve cozida a vapor e espinafre com vinagre à vontade + 1/2 batata-doce pequena com 1 pitada de gengibre.

Os alimentos liberados são água, chá e café. No entanto, os únicos adoçantes permitidos são aqueles de baixo índice glicêmico, como o açúcar de coco e o xilitol.

O que não comer na Dieta do Doutor Now?

Alguns alimentos são proibidos na dieta do Dr. Nowzaradan, e você não pode consumi-los de maneira alguma. Veja quais são eles:

  • Açúcar e adoçantes artificiais;
  • Doces e qualquer tipo de sobremesa, incluindo tortas, bolos, brownies, biscoitos, sorvetes;
  • Chocolate;
  • Frutas com alto teor de açúcar, como melancia, melão, manga, uva, cereja, pera, figo e banana;
  • Geleias;
  • Frutas secas e cristalizadas;
  • Batatas;
  • Legumes ricos em amido;
  • Pipoca;
  • Nozes;
  • Arroz e macarrão brancos;
  • Pão branco;
  • Refrigerantes;
  • Mel e melado;
  • Suplementos e shakes de refeições;
  • Bebidas energéticas;
  • Álcool.

Benefícios e Malefícios na Dieta Dr. Nowzaradan

fita métrica em fundo branco

Dentre os benefícios podemos citar, é claro, a perda de peso. As refeições serão feitas de uma forma mais saudável, equilibrando o organismo e o funcionamento do metabolismo. Quando planejada por um profissional, essa dieta incluirá refeições saudáveis, equilibrada e em menor volume que o paciente está acostumado.

No entanto, quando não é acompanhada por um profissional, essa dieta apenas restringirá alimentos que podem ser importantes para o funcionamento do seu corpo. Vá até o seu médico e questione-o sobre a necessidade diária de micronutrientes, vitaminas, minerais e fibras.

Quando essa dieta é feita por muito tempo, um dos maiores malefícios aparece: a carência de vários valores nutricionais. Além disso, também existe o risco de o indivíduo passar a dar atenção apenas às calorias ingeridas, sem se importar com a qualidade do que come.

Riscos

Se não levada à sério e sem um acompanhamento médico, essa dieta pode gerar o efeito sanfona. Por ser restritiva, acaba desencadeando uma carência nutricional e a perca e ganho constante de peso.

Recomendados para você:

Iniciando a Low Carb ou o Jejum Intermitente? Confira esses artigos: