Dieta Cetogênica

A dieta Cetogênica é uma baseada em uma alimentação que tem a ingestão mínima de carboidratos e é rica em gordura, fazendo com que seu corpo entre em estado de cetose. Ela foi criada há muito tempo atrás para o tratamento de epilepsia, mas com a criação de novos anticonvulsivantes foi entrando em desuso. Hoje essa dieta é utilizada para a perda de peso e também em tratamentos de algumas doenças, como o câncer.
Para entendermos melhor como funciona essa dieta, explicaremos detalhadamente a seguir.

O que é a Dieta Cetogênica?

A fonte principal de energia do nosso corpo é a glicose, mas quando ela está em falta nosso organismo começa a queimar a gordura como combustível, surgindo assim a cetose. A cetose nada mais é que um estado fisiológico do organismo, é um estágio do catabolismo, que ocorre quando o fígado converte a gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos, ou seja, usa os depósitos de gordura como fonte de energia. E além da queima das gordurinhas indesejadas, a cetose tem outro benefício que é a diminuição da sensação de fome, você se sente satisfeito por muito mais tempo.
Alguns sintomas podem surgir com a cetose, sendo os mais comuns o mau hálito ou gosto de metal na boca, dor de cabeça, náusea e fraqueza. Esses sintomas ocorrem porque nosso corpo está acostumado com uma alimentação cheia de carboidratos, mas assim que seu organismo acostuma com a nova queima de energia eles desaparecem, são sintomas temporários.

Benefícios da Dieta Cetogênica

  • Torna a perda de peso mais fácil: Como já foi dito antes, nosso organismo entra em estado de cetose e utiliza a gordura acumulada como forma de energia, tornando o emagrecimento mais fácil, até mesmo da gordura abdominal.
  • Não compromete a massa muscular: Com uma ingestão adequada de proteínas e a presença de corpos cetônicos no sangue, não é necessário que o corpo quebre as proteínas dos músculos para produzir glicose, evitando a perda de massa magra.
  • Reduz os fatores de riscos para doenças cardíacas e diabetes: Diminui a gordura corporal, os níveis de HDL (colesterol ruim), pressão arterial e controle os níveis de insulina.
  • Ajuda no tratamento do câncer: A dieta cetogênica tem sido utilizada para auxiliar no tratamento do câncer, pois as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidratos.
  • Inibe o apetite: Uma dieta rica em gordura e proteínas traz uma sensação maior de saciedade, diminuindo o apetite e ajudando a perda de peso.

Alimentos proibidos e permitidos na dieta cetogênica

Sabendo os alimentos permitidos e proibidos, você deve adaptar a dieta a sua preferência. Para melhores resultados, inclua exercícios físicos no seu dia-a-dia.

TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA FAZER SEU JEJUM