Junto de uma alimentação saudável, a pratica de exercícios diários é uma das melhores aliadas da boa saúde. Existem inúmeras maneiras de se exercitar durante o dia a dia, como praticar esportes, como o futebol e o ciclismo, frequentar academias e malhar os músculos para aumentar a massa muscular ou ainda praticar exercícios simples em casa, como agachamento ou caminhadas leves.
Seja qual for o tipo de atividades físicas que você vai escolher, saiba que existe o chamado treinamento funcional, que proporciona exercícios para uma boa saúde e manutenção do corpo, mas que não é muito conhecido por quem busca uma rotina de exercícios.
O que é o treinamento funcional
É uma maneira de reunir atividades físicas que auxiliam na boa saúde corporal, além de melhorar aspectos da nossa vida cotidiana, como resistência física, flexibilidade e boa saúde mental. Todo o treinamento funcional se baseia em movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, abaixar, girar e empurrar.
Os inúmeros benefícios são extremamente importantes para o dia a dia corrido que conhecemos atualmente, e ajuda a melhorar a postura, resistência, flexibilidade, força, agilidade e outros aspectos corporais, mas que também proporcionam uma mente mais rápida na hora de tomar decisões corriqueiras.
O treinamento funcional também tem a capacidade para gera melhorias cardiovasculares, além da possível redução do percentual de gordura corporal, emagrecimento e definição muscular do praticante.
As atividades são realizadas com a ajuda de um Personal Trainer, que utiliza para trabalhar os músculos ferramentas diferentes como cordas, bolas, elásticos, mini trampolim, discos e hastes.
É um tipo de treinamento que pode ser realizado três vezes por semana, durante uma hora por dia. Ele trabalha os músculos de forma global, por isso o risco de se ferir é menor.
Também trabalha bastante o abdômen, fazendo com que a barriga fique definida.
O treinamento funcional tem grandes capacidades de melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas praticantes.
É recomendado para quem nunca frequentou uma academia ou praticou atividades físicas que não tenham nenhuma restrição médica. Não é recomendado para fisiculturistas, pois não é capaz de dar o volume desejado para este tipo de construção corporal. Há quem prefira utilizar junto ao treino, algum termogenico como burn, kimera ou outros do tipo.
Existem pré requisitos para fazer esse tipo de treino?
Fatores como idade e sexo também influenciam na hora da pratica do treinamento funcional, mas o principal requisito tem a ver com o histórico de vida de cada praticante. Pessoas que já praticaram diversos tipos de esportes e outras atividades físicas tendem a se adaptar melhor e mais rapidamente aos exercícios propostos por esse tipo de treinamento.
Como pode ser praticado com atividades complexas, o treinamento funcional não é um dos métodos mais indicados para pessoas previamente sedentárias. A melhor alternativa para quem não tem o costume de realizar atividades físicas é se preparar previamente com exercícios mais simples, como atividades esportivas ou até a musculação comum.
Por fim, o treinamento funcional oferece, além da tonificação muscular, uma maior complexidade da capacidade do movimento e também no desenvolvimento de várias capacidades físicas, já que envolve inúmeros tipos de movimentos. Com isso, o organismo acaba tendo um gasto de energia muito maior do que o comum, além de otimizar a coordenação motora do indivíduo, o ganho de equilíbrio e um melhor condicionamento cardiorrespiratório.
Gostaram das dicas pessoal?
Se você tem dúvidas ou sugestões de novos artigos, podem deixar nos comentários!