Soltar o intestino

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre um probleminha chato mas muito comum na vida de várias pessoas. Se você, assim como eu, também sofre com o intestino preso, provavelmente vive procurando soluções para acabar com esse problema. As mulheres são as que mais sofrem com isso e os principais fatores que ocasionam a prisão de ventre são má alimentação, sedentarismo, estresse, condições médicas, entre outros. É considerado intestino preso quando a pessoa evacua menos de 3 vezes por semana, mas o ideal é evacuar uma vez todos os dias. Como já tentei de tudo para melhorar o funcionamento do meu intestino, vim trazer para vocês algumas dicas…

Quais as causas de intestino preso?

O intestino preso pode ser causado por dois tipos de constipação: a funcional, que é resultado de uma má alimentação e mudanças na rotina, e a orgânica, quando o organismo passa por uma alteração física, como por exemplo uma obstrução ou deformação no intestino.
Abaixo segue algumas das principais causas do intestino preso:
  • Deficiência de fibras na alimentação;
  • Dieta pobre em nutrientes;
  • Pouca ingestão de líquidos;
  • Desidratação;
  • Consumo exagerado de  alimentos ricos em proteínas, alimentos processados e açúcar;
  • Problemas psicológicos, como estresse, depressão e ansiedade;
  • Sedentarismo;
  • Uso de alguns medicamentos (antidepressivos, antiácidos, cálcio, suplementos de ferro etc);
  • Problemas hormonais e na tireóide;
  • Mudanças na rotina, viagens;
  • Algumas condições médicas (síndrome do intestino irritável, diabetes, hipotireoidismo, colite, entre outros).

Sintomas do intestino preso

Os principal sintoma do intestino preso é a evacuação menos frequente que o seu habitual, o correto é ir ao menos uma vez ao dia, porém, isso muda de pessoa para pessoa, o correto é saber qual é o seu “normal” e verificar mudanças nessa rotina. Outros sintomas são dificuldade ou dor durante a evacuação, gases em excesso e inchaço abdominal.

O que é bom para soltar o intestino?

Manter uma alimentação saudável e balanceada, praticar atividades físicas regularmente e beber bastante líquido, são as melhores formas naturais de manter um bom funcionamento do intestino. Algumas pessoas recorrem ao uso indiscriminado de laxantes, porém, não é a solução mais saudável e só deve ser utilizada em casos extremos e com orientação médica. Algumas das principais dicas para soltar o intestino são:
  • Manter uma alimentação rica em fibras;
  • Reduzir o consumo de alimentos industrializados e processados;
  • Ingerir bastante água;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar uso de laxantes sem orientação médica.

Alimentos para soltar o intestino 

Como a alimentação é uma das principais causas do intestino preso, vale a pena adquirir alguns hábitos alimentares e incluir certo alimentos que te ajudam a soltar o intestino.
  1. Feijão: É um alimento rico em fibras e nutrientes, que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Além do feijão, o feijão preto, grão-de-bico e lentilha podem te ajudar também!
  2. Frutas: Frutas vermelhas, mamão, laranja com bagaço, abacaxi… Além de muito saborosas, elas são ricas em fibras e estimulam os movimentos intestinais.
  3. Verduras e legumes: Esses alimentos são fibrosos e cheio de nutrientes, como o brócolis, cenoura, beterraba, abóbora, couve-flor, couve, espinafre. 
  4. Pipoca: Quem diria que essa delícia pode ajudar a soltar o intestino, né? Mas para melhorar as suas idas ao banheiro, você deve comprar o milho de verdade e não o de microondas.
  5. Ameixa seca: Essa já tem o seu efeito muito conhecido por aí, basta duas ameixinhas por dia e você já irá notar a diferença.
  6. Farinhas e cereais: Uma boa dica é misturar frutas com as farinhas e cereais, assim você estará ingerindo diversos tipos de fibras de uma só vez!
  7. Água: Por último, mas não menos importante a ÁGUA! Para que todas essas dicas funcionem, é importantíssimo a ingestão de pelo menos 2 litros água por dia.

Remédio para soltar o intestino 

A melhor opção para soltar o intestino são os métodos e alimentos naturais. O uso indiscriminado de laxantes pode tornar o seu intestino dependente deste medicamento e também prejudicar a absorção de outros medicamentos por irritar a mucosa do seu intestino. O uso de laxantes deve ser sempre utilizado em casos extremos e com orientação médica. Algumas outras medidas naturais podem auxiliar nesse problema, como os chás. Vamos conhecer alguns que podem ser úteis para soltar o intestino.

Chá de erva-cidreira

Suas propriedades irão facilitar a saída das fezes e evitar flatulências e prisão de ventre.
 
  • Modo de preparo: Ferva 1 copo de água com 1 colher de sopa de sementes de erva-cidreira e tome duas vezes ao dia.

Chá de ameixa seca

Já citamos que a fruta ameixa seca pode ajudar a soltar o intestino, mas o seu chá também! Rica em fibras, a ameixa irá melhorar o funcionamento do intestino.
  • Modo de preparo: Retire os caroços de 3 ameixas e deixe-as de molho em um copo de água durante uma noite toda. Beba em jejum.

Chá verde

O chá verde possui ação laxativa que irá te auxiliar na prisão de ventre.
 
  • Modo de preparo: Leve 500 ml de água ao fogo e antes de levantar fervura desligue. Adicione 2 colheres de sopa de chá verde e deixe em infusão por 5 minutos. Logo após, coe e sirva.

Recomendados para você:

Leave a Comment

You have to agree to the comment policy.