Quais são os Sintomas da Menopausa aos 52 anos?

Desde a primeira menstruação, os hormônios sexuais liberados pelos ovários se responsabilizam pelo desenvolvimento do corpo feminino. A partir desse momento, a mulher se torna fértil e os óvulos limitados que não são fecundados vão sendo eliminados em cada ciclo menstrual.

Entre os 45 e 55 anos de idade, os ovários chegam a falência causando uma série de mudanças no organismo. Os hormônios sexuais, como o estrogênio e a progesterona, não são mais produzidos como antes, fazendo com que a mulher passe por alterações que são conhecidas como os sintomas do climatério.

O climatério começa anos antes da última menstruação, ou seja, anos antes da menopausa. Esse período engloba as fases pré-menopausa, que é quando os ciclos menstruais ficam irregulares; e pós-menopausa, que começa quando a mulher fica 12 meses sem ciclos, e dura até o final da sua vida.

Mas como saber se estou no Climatério?

Como dito anteriormente, o climatério é um período marcado por muitas alterações físicas e emocionais no corpo feminino, que são causadas pela instabilidade na produção dos hormônios ovarianos. Para saber se você está no climatério, alguns sintomas podem ser identificados:

Menstruação irregular

Com a gradativa falência dos ovários, os ciclos menstruais se tornam irregulares e fluxo de sangue pode mudar dependendo de cada mês. Esse sintoma pode ser identificado como pré-menopausa a partir de 4 meses de alterações. No entanto, é importante procurar um médico para identificar o verdadeiro motivo.

Ondas de calor

A temperatura corporal se eleva por várias vezes ao dia, causando os famosos fogachos, um sintoma típico da menopausa. Isso acontece porque os níveis de estrogênio não estão estáveis, e pode causar desconforto nas atividades diárias.

Suores noturnos

Esse sintoma é uma variação das ondas de calor, também causado pela pouca produção do estrogênio. A mulher tende a acordar suada e, em alguns casos, esse pode ser o motivo de insônia. 

Mudanças de humor

Durante apenas um dia, a mulher passa por inúmeras emoções em questão de minutos. Esse sintoma também é causado pela alteração nos níveis hormonais e, em casos mais graves, pode causar problemas nas relações sociais da mulher.

Secura vaginal

A pouca lubrificação na parte íntima da mulher é causada pela baixa produção de estrogênio, causando a secura vaginal. Esse sintoma se torna incômodo em casos mais graves, podendo causar dor em relações sexuais.

Diminuição da libido

A baixa produção de estrogênio e a secura vaginal podem interferir na vida sexual da mulher, fazendo com que ela não sinta prazer em suas relações.

Queda de cabelo

No climatério, os baixos níveis de estrogênio, hormônio responsável pela produção de colágeno, podem deixar os fios mais secos e quebradiços, causando a queda de cabelo.

Pele seca

Assim como o cabelo, a pele sofre alterações com a falta de colágeno. Ela tende a ficar mais fina e seca durante o período de climatério.

Ganho de peso

Com a chegada da menopausa, o metabolismo fica mais lento por causa das alterações nos níveis de hormônio, fazendo com que as calorias não sejam queimadas e o ganho de peso seja considerável.

Como saber se estou na Pós-menopausa?

O diagnóstico de menopausa só pode ser dado quando a mulher fica 12 meses sem menstruar. Os sintomas do climatério provavelmente já terão sido identificados nesse período, mas a consulta com um ginecologista ou um clínico geral é essencial para observar o funcionamento do corpo.

Existe Tratamento para os Sintomas da Menopausa?

Sim, existe, e pode ser de grande ajuda dependendo da intensidade de cada um.

Reposição hormonal

A reposição via oral, por gel ou adesivo dos hormônios estrogênio e progesterona pode se iniciar antes mesmo da última menstruação. Com o risco do desenvolvimento de doenças psicológicas como a depressão e a ansiedade, ou de doenças cardiovasculares e osteoporose, a reposição hormonal pode ser importante em alguns casos. O acompanhamento médico é de extrema importância para esse tipo de terapia, pois há contraindicações e efeitos colaterais dependendo do histórico de cada mulher.

Alimentação

O consumo de alimentos saudáveis é essencial durante toda a vida. No entanto, com a chegada da menopausa, a importância de uma dieta balanceada e rica em vitaminas é maior. Para ter uma qualidade de vida melhor durante o climatério, a mulher deve optar por óleos vegetais e sementes oleaginosas para combater as ondas de calor; cálcio encontrado no leite e derivados para a prevenção de osteoporose; e vitamina D, que ajuda na absorção de cálcio e pode ser consumida através do atum.

Exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos pode ajudar na prevenção de doenças psicológicas, além de aliviar o estresse. Como o metabolismo fica mais lento na fase de climatério e pós-menopausa, atividades como caminhada e treinamento de musculação podem ajudar no controle de peso.

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16835077

https://www.health.harvard.edu/womens-health/dealing-with-the-symptoms-of-menopause

Leave a Comment

You have to agree to the comment policy.