Jejum Intermitente para Iniciantes

Jejum Intermitente para Iniciantes: Tudo o que você precisa saber sobre um dos protocolos mais famosos do mundo para perda de peso e manutenção da saúde.

jejum intermitente para iniciates

O que é Jejum Intermitente para iniciantes.

Diferente das dietas tradicionais, o Jejum Intermitente não é um protocolo que dita o que você de comer. O foco do protocolo está em QUANDO você deve comer. Sendo assim, escolhe-se o protocolo de horas a ser utilizado, e come-se apenas dentro daquela chamada: Janela de alimentação.

Por exemplo: No Jejum Intermitente de 12 horas, o indivíduo fica 12 horas do dia sem comer, e 12 horas do dia ele pode comer. O mesmo vale pros outros protocolos que geralmente são:

  • Jejum Intermitente de 12 horas;
  • 14 horas;
  • Jejum de 16 horas;
  • 24 horas de Jejum Intermitente;
  • entre outros…

É importante salientar que nenhuma mudança no protocolo alimentar deve ser feita sem acompanhamento médico, principalmente Jejuns prolongados.

Existem diversos estudos científicos mostrando que o jejum intermitente auxilia na renovação de celular e pode ajudar substancialmente no tratamento de certas doenças. Mas isso é individual e somente um profissional capacitado deve prescrever.

Como fazer Jejum Intermitente

Um dos protocolos mais famosos é o Jejum Intermitente de 16 horas. Esse é o mais recomendado para homens iniciantes, enquanto para mulheres o mais recomendado é o de 14 horas.

Então, levando em conta o de 16 horas, sobra-se 8 horas de janela de alimentação. Sendo assim, o indivíduo se alimenta durante 8 horas no dia, e nesses momentos não existem outros tipos de restrições (mas o jejum pode ser aliado a outros tipos de dietas), e priva-se de alimentação nas outras 16 horas.

A melhor forma de ficar tanto tempo sem alimento e sem sofrer é utilizando as 8 horas de sono como aliado. Levanto ainda em consideração o jejum de 16 horas, o indivíduo pode se alimentar das 10h às 18h. Ou as 12h às 20h. Nesse ultimo caso, retira-se o café da manhã apenas, e o restante das refeições podem ser feitas praticamente de maneira normal.

Atenção: Apesar de muito comum e divulgado por aí, exercícios em jejum oferecem perigo. Não pratique esportes em jejum, principalmente na rua.

Jejum Intermitente Faz Mal?

Conforme dito, todo protocolo alimentar idealmente deve ser acompanhado por um profissional. Isso é ainda mais importante no caso de: Crianças, Idosos, Gestantes, Lactantes e pessoas com doenças crônicas.

Existem diversos estudos mostrando os benefícios do jejum e até o momento, não encontra-se muito material falando sobre malefícios. Isso, claro, se tratando de jejum intermitente de até 16 horas.

Ou seja, desde que seja um protocolo de bom senso e equilibrado, como o de 12 horas até o 16 horas, o mais provável é que apenas colha-se benefícios.

Jejum Intermitente Benefícios

Não existe horário pré-determinado pelo protocolo, o que é muito legal já que cada pessoa pode adaptar o seu dia a dia.

  • Melhora na memória e consequentemente nos estudos;
    Alguns estudos focados neste assunto mostraram grande melhora na memória em indivíduos praticantes de Jejum.
  • Desempenho físico;
    Jejum de até 16 horas em homens, segundo estudos, mostraram grande capacidade de perda de gordura e manutenção de massa muscular.
  • Saúde do Coração, da pele, dos tecidos do corpo;
    Em estudos, o jejum demonstrou melhora na pressão arterial e batimentos cardíacos em repouso.
  • Diabetes e obesidade.

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