Massagem nos pés para emagrecer

Você sabia que a massagem nos pés é uma ferramenta poderosa para relaxar e aliviar o estresse? A massagem nos pés, também chamada de reflexologia podal, é uma forma de terapia alternativa. É a lógica da massagem, mas em pontos específicos nos pés. Cada ponto no pé está ligado a algum órgão e pressionar os pés nestes pontos, podem surtir efeitos no local desejado. Não há comprovação científica que realmente confirme a ligação entre órgãos e a planta dos pés, mas não há como negar os efeitos relaxantes da massagem nos pés. O que pode acontecer é o efeito placebo – efeito terapêutico e psicológico do paciente – que pode influenciar os resultados desejados.

massagem nos pés - reflexologia podal

Até pouco tempo atrás, não se sabia como usar a reflexologia para perder peso. Entretanto, alguns quiropraxistas relacionaram a perda de peso com pontos específicos da planta dos pés. Os pontos relacionados com a perda de peso são pontos relacionados ao sistema digestivo e circulatório. Hoje explicaremos como é possível a reflexologia ajudar a melhorar a perda de peso e a aumentar a auto-estima.

O que é?

A reflexologia podal é a técnica de pressionar com as mãos determinados pontos nos pés. Cada parte do pé está ligado a algum órgão ou função biológica. Massagistas afirmam que de acordo com a resposta do paciente à pressão do ponto é possível perceber algum desequilíbrio. Teve suas origens na medicina chinesa, junto com a acupuntura. A acupuntura é o uso de agulhas em pontos do corpo para estimular o equilíbrio e a energia. A reflexologia tem os mesmos princípios, mas usa as próprias mãos para equilibrar o corpo.

Há uma grande descrença sobre os efeitos da reflexologia, mas acredita-se que por ser culturalmente distante, não há efeitos reais. Entretanto, na cultura oriental técnicas utilizando instrumentos e as próprias mãos em pontos do corpo é milenar. Serve para estimular funções, relaxar o corpo, reequilibrar as energias e restabelecer o contato com o próprio corpo. Para conseguir resultados positivos com a reflexologia é necessário um grande cuidado e até mesmo estudo.

Para que serve?

A reflexologia serve para estimular pontos ligados à órgãos e funções biológicas específicas para emagrecer. Apenas a reflexologia não emagrece, mas somada com outras práticas podem surtir bons resultados. Os pontos utilizados para ajudar a emagrecer são: tireoide, circulação, respiração, glândula adrenal, intestino grosso e linfático. Todos os pontos são úteis para o processo de eliminar líquidos, melhorar a circulação, melhorar a digestão e evitar a ansiedade. Veja abaixo a função de cada um dos pontos:

  1. O ponto da tireoide ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gordura.
  2. O ponto da circulação é conjunto com a respiração e digestão. Eles ajudam a melhorar a disposição.
  3. A glândula adrenal é responsável pela produção de adrenalina. Ao massagear este ponto, o corpo relaxa e diminui a ansiedade. Esse ponto também ajuda a controlar a compulsão alimentar
  4. O ponto do intestino grosso é pressionado para estimular os movimentos peristálticos.
  5. O ponto do sistema linfático é muito importante para reduzir o inchaço. A retenção de líquidos deixa o corpo mais inchado e pesado, esse ponto é essencial para reverter esse processo.

Reflexologia Podal Funciona mesmo?

Funciona, mas é preciso ter muito cuidado na hora da massagem. Lembre-se que apenas a técnica de massagem não emagrece. É importante lembrar que para emagrecer de forma efetiva são combinados diversos métodos. Exercícios aeróbicos, dietas, massagens dentre outros métodos geralmente são meios usados em conjunto. Não comece dietas sem a supervisão de um nutricionista ou inicie exercícios físicos sem supervisão médica. Apesar de pequenos, sempre há riscos em atividades que envolvam a nossa saúde.

Procure profissionais capacitados para realizar os procedimentos de massagens. É normal sentir breves desconfortos, mas se você sentir dor moderada a intensa, peça para parar. Não há muitos cursos especializados em reflexologia, portanto se você escolher algum profissional, busque por certificação.

Como fazer?

Siga o mapa dos pés acima para fazer a sua própria massagem. Se achar necessário, utilize um óleo relaxante como lavanda ou camomila. Confira o passo-a-passo:

    1. Comece pelo pé direito. Aplique o óleo em movimentos delicados por todo o pé. Com os dois polegares, pressione o ponto número 1. Não faça muita pressão. Use os dois polegares para fazer movimentos deslizantes em cima do ponto. Sempre de cima para baixo. Repita de 2 a 5 vezes.
    2. Deslize os dedos para o ponto número 2. Faça sempre movimentos de cima para baixo, separando os dedos pela extensão do pé. Cuide sempre para não forçar demais. Repita 5 vezes.
    3. Pressione a região do ponto número 3. Nessa região, faça movimentos circulares e deslizantes. Repita 5 vezes.
    4. Por fim, deslize os dedos até a região número 4. Nesse ponto talvez seja necessário aplicar mais pressão. Faça-o, se sentir dor, pare. Faça movimentos circulares por 5 vezes.
    5. Para finalizar o pé direito, vá para a região número 5. A região fica no peito do pé e é bem sensível. Faça movimentos de baixo para cima aplicando pressão, separando os dedos pela extensão do pé. Faça o movimento 10 vezes.
    6. Repita todo o processo no pé esquerdo.

Leave a Comment

You have to agree to the comment policy.