Low Carb para iniciantes

Tigela com frutas diversificadas cortadas em rodelas e espalhadas de forma bonita.
jejum para perder peso

Muitas pessoas têm medo de começar uma restrição alimentar. Seja qual for o motivo, não há grandes mistérios acerca de dietas, apenas o imaginário popular e um grande tabu. Nem todas as dietas precisam de um acompanhamento rígido de um nutricionista, nem todas as dietas cortam todos os alimentos que gostamos, nem todas as dietas vão funcionar para o seu corpo. Este é o principal passo para começar um hábito alimentar diferenciado. Quando você começa a pensar de maneira diferente, uma dieta parece mais fácil e até mesmo se torna mais fácil de ser seguida.

Existem diversas dietas, sejam elas mais brandas, que cortam determinados tipos de alimentos, até as que cortam a alimentação por um período de tempo. Para quem quer começar uma dieta, o ideal é começar com uma dieta mais leve, que não tenha regras muito restritivas ou que exijam jejum por um tempo que a pessoa não está acostumada. Apesar de ser mais indicado uma dieta mais leve para começar uma adaptação, é importante lembrar que ainda é necessário uma dose de disciplina.

Mesa com hortaliças, legumes e frutas variados.

Dieta para Iniciantes

Antes de começar uma dieta, é importante lembrar-se que o mais importante é o equilíbrio. Cortar drasticamente um tipo de alimento e se afobar em outro dificilmente trará algum resultado satisfatório. Também é preciso entender que uma educação alimentar adequada é extremamente necessária para conseguir seguir a dieta. Existem alguns métodos para um iniciante seguir a dieta rigorosamente e elas não são complexas ou exigem muito. Confira abaixo algumas das dicas mais faladas por nutricionistas e especialistas na área:

  1. Cortar alimentos do cardápio ou mudar horários sem um planejamento prévio não trará resultados para quem está fazendo a dieta. Planeje o melhor possível e se puder, com o auxilio de um nutricionista.
  2. Se você quer fazer uma dieta para perder peso, não tenha pressa. A maior frustração com dietas são reflexos da impaciência para perder peso.
  3. Se você está recém conhecendo o mundo das dietas não tente um jejum intermitente de 24 horas por exemplo. Restringir ao máximo o que come de cara não traz benefícios.
  4. Começar uma dieta só com saladas e peito de frango não leva a lugar algum. O maior aliado de qualquer dieta é o equilíbrio.
  5. Substituir a alimentação por líquidos, shakes e semelhantes não irá te ajudar a criar disciplina para seguir uma dieta.
  6. Deixar de comer as principais refeições é o pior caminho para se começar uma dieta.
  7. Assim como deixar de comer as principais refeições não faz bem, deixar de comer por muito tempo também pode fazer mal. Faça lanches leves e saudáveis, dê preferência a frutas.

Lembre-se de todas as dicas anteriores antes de começar a sua dieta. Assim que tiver mentalizado isso, pense em qual o seu objetivo com a dieta. Perder peso? Comer melhor? Ganhar massa muscular? Controlar o colesterol? Quando você pensa no seu objetivo fica muito mais fácil encontrar uma dieta que se encaixe ao seu perfil.

Low Carb Para Iniciantes

A dieta low carb é uma dieta que procura consumir o mínimo possível de carboidratos. Os carboidratos são as fontes de glicose no nosso organismo, que se transformam em energia. A dieta low carb procura manter os níveis de carboidratos baixos no nosso corpo, quando restringimos o estoque de glicose o corpo procura outra fonte de energia, nesse caso, a gordura.  Essa gordura é nada menos do que a glicose estocada no nosso corpo que não é eliminada, formando acúmulos de gordura nos mais diversos locais.

Prato com saladas variadas

Os principais alimentos que devem ser evitados na dieta low carb são: pão, milho, açúcar, batata, leite, grãos e arroz. Em alguns casos é possível substituir pela versão integral ou por semelhantes, como farinha de amêndoas, açúcar de coco dentre outras opções. O ideal é evitar o consumo, mas para quem está começando uma dieta pode não ser fácil. Portanto, buscar outras opções, que substituam as restrições de forma permitida pela low carb pode ser muito vantajoso.

Pirâmide alimentar da dieta low carb.

É importante lembrar que dietas, principalmente a dieta low carb, traz alguns efeitos colaterais. Principalmente para pessoas que não estão acostumadas com restrições alimentares. Como você estará cortando a fonte de energia, é normal se sentir cansado e fraco até o corpo se acostumar com a nova dieta. Cansaço, fraqueza, mau humor e irritação podem ser normais no começo da dieta. Se o efeito persistir procure acompanhamento médico ou de um nutricionista.

Você pode saber detalhadamente sobre a dieta Low Carb aqui.

Low Carb para Iniciantes Livro PDF

Uma das maiores dificuldades em qualquer dieta é variar o cardápio. É muito comum na dieta low carb os iniciantes passarem alguns sufocos, comendo repetidamente algumas coisas, como ovo por exemplo, por falta de outras opções. Na internet é possível encontrar uma boa variedade de receitas e montar o seu próprio cardápio, mas ainda assim as chances de acabar repetindo as refeições são grandes. Existem algumas opções de livros digitais que reúnem uma boa diversidade de receitas para todos os momentos. Um deles é o livro 200 Receitas Low Carb, que reúne opções para o café da manhã, almoço, jantar, lanches, pizzas e sobremesas. Você pode saber mais sobre o e-book aqui.

e-book 200 receitas low carb

 

Fontes:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2016/01/10-erros-para-evitar-ao-comecar-uma-dieta.html

https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/4969/1/reducao-de-carboidratos.pdf

http://www.locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/2786/carboidratos.pdf

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