Jejum intermitente Cardápio Para Iniciantes – Horários

Jejum intermitente cardápio – Confira neste artigo as nossas dicas para você que pretende começar o jejum, mas não tem ideia de como organizar suas refeições e quais alimentos incluir no menu.

jejum intermitente cardápio para iniciantes

Essa prática, que por sinal é muito antiga, ganhou um destaque muito grande nos últimos anos. Isso aconteceu devido alguns artistas famosos revelarem para a mídia que emagreceram quantidades significativas, e em pouco tempo, seguindo os protocolos e cardápios do Jejum Intermitente (JI).

A busca pelo emagrecimento sempre foi muito grande, e cada vez mais as pessoas tentam combinar a perda de peso com a melhoria na saúde e qualidade de vida.

O JI não é uma dieta propriamente dita, e sim um estilo de vida que se preocupa mais com os intervalos das alimentações, do que com os alimentos que se colocam no prato.

Entretanto, não é por isso que não se deve tomar cuidado e comer qualquer besteirinha. Afinal de contas, é aquele velho ditado: você é o que você come!

Conheça agora as nossas ideias para montar o seu jejum intermitente cardápio.

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O que comer no jejum intermitente?

Planejar suas refeições e saber quais alimentos vão para o prato facilitará a sua rotina semanal. Também vai te ajudar a se manter no jejum por mais tempo conseguindo melhores resultados.

De início tenha em mente que seu organismo não está acostumado a passar muitas horas sem se alimentar, a não ser quando está dormindo. Mas aqui nos referimos durante o dia, enquanto você está em atividade.

É preciso então fazer uma adaptação antes de entrar de vez nesse cardápio de jejum intermitente. Uma dica muito importante é diminuir bastante a quantidade de carboidratos. Mas por quê?

Já reparou, por exemplo, quando você come macarrão? Assim que termina seu prato vem aquela sensação gostosa de saciedade. Contudo, ela não dura muito tempo, e provavelmente logo está procurando algo para comer.

Isso acontece por conta de a refeição conter uma quantidade muito grande de carboidratos, principalmente os simples.

Os carboidratos simples são aqueles presentes em alimentos que vão farinha branca, por exemplo, e são digeridos muito rapidamente no organismo. Quando isso acontece, logo fica com fome novamente, e sentir fome durante o período de abstinência é complicado.

Então quando começar a montar o seu cardápio para o jejum intermitente, ou até mesmo antes de iniciar esse estilo de alimentação, procure incluir:

  • Versões integrais de arroz, pães, biscoitos;
  • Outras fontes de carboidratos de lenta absorção, como a batata doce;
  • Boas quantidades de legumes, verduras e grãos;
  • Azeite extravirgem, abacate e óleo de coco, que são gorduras boas;

Essas gorduras, além de fazerem bem ao organismo, pois ele utiliza das mesmas para regular boa parte de suas funções, aumentam a sensação de saciedade. Traduzindo: vai demorar mais para sentir fome.

guia de jejum intermitente

Jejum intermitente cardápio

O ideal de fato é procurar o auxílio de algum profissional da área, no caso um nutricionista. Ele vai conseguir analisar suas necessidades diárias e vai elaborar um plano alimentar personalizado.

As dicas que estamos mostrando aqui não substituem a orientação deste profissional, apenas servem para te orientar um pouco e passar algumas informações acerca dessa “dieta”.

Geralmente os cardápios de jejum intermitente têm uma tendência de serem Low Carb. Justamente pelo que explicamos anteriormente sobre carboidratos de rápida absorção e sua relação com sentir fome.

Quando for elaborar sua lista de compras, procure por alimentos Low Carb (com poucos carboidratos). Entenda que a ideia aqui não é parar de ingerir carbos, e sim diminuir um pouco.

Exemplo de menu para iniciantes

Café da Manhã:

  • Uma fruta fresca ou biscoito integral;
  • Chá verde, café ou suco natural, todos sem açúcar. Pode utilizar adoçante.

Almoço:

  • Salada de legumes ou verduras de sua escolha;
  • Alguma fonte de proteína: carne vermelha, frango, peixe ou ovo cozido;
  • Arroz integral ou batata doce cozida ou assada;
  • Suco natural sem açúcar, pode colocar adoçante.

Jantar:

  • Salada com legumes ou verduras que você goste. Acrescente um pouco de azeite;
  • Peixe ou peito de frango grelhado, pois a digestão é mais leve;
  • Evite bebidas, mas se não conseguir de jeito nenhum beba pouco suco;
  • Batata doce ou arroz integral, mas um pouco menos do que no almoço.

Lanches caso sinta fome no intervalo das refeições. Escolha uma das opções por vez:

  • Iogurte natural com morangos;
  • Porção de amendoim ou castanhas;
  • Pão integral com peito de peru;

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Horários

Você já deve ter visto por aí que existem vários protocolos de jejum intermitente, cada um deles com horários bem específicos. Alguns com 12, 14, 18 horas de abstinência. Já em outros não se pratica o jejum todos os dias.

Enfim, a dica é para que comece do simples (12 horas seguidas em jejum), para que seu corpo se adapte com maior facilidade, e não ficar com fome durante o dia. Lembrando que geralmente dormimos 8 horas, e esse horário já conta como tempo de jejum.

Depois se desejar pode testar protocolos mais extensos e ver qual funciona melhor para você.

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