O Jejum Intermitente é um estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize as reservas de gordura para obter energia, o que pode levar à perda de peso.
Os protocolos mais comuns do Jejum Intermitente são o 16/8, em que se fica 16 horas em jejum e tem uma janela de alimentação de 8 horas, e o 24 horas, em que se fica um dia inteiro em jejum.
Mas existem ainda protocolos de 12/12 e até 18/18.
O Jejum Intermitente deve ser feito com orientação de um profissional de saúde. É importante começar com protocolos mais leves e ir aumentando o tempo de jejum gradualmente.
Durante o período de jejum, deve-se evitar alimentos e bebidas que contenham calorias, como sucos, refrigerantes, café com açúcar, entre outros. Pode-se consumir água, chá e café sem açúcar.
Pode-se tomar café sem açúcar durante o período de jejum. Porém, é importante evitar adicionar qualquer outro aditivo como o leite, por exemplo.
A quantidade de peso que se pode perder com o Jejum Intermitente depende do estilo de vida, alimentação e protocolo escolhido. Em média, pode-se perder de 2 a 4 quilos por mês.
Os horários para fazer o Jejum Intermitente variam de acordo com a rotina de cada pessoa. O importante é escolher um horário em que se possa manter o protocolo escolhido de forma consistente.
O Jejum Intermitente pode ser prejudicial para pessoas com problemas de saúde, como doenças cardíacas e transtornos alimentares. É importante sempre buscar orientação de um profissional de saúde antes de começar.
O Jejum Intermitente pode trazer benefícios como perda de peso, melhora da saúde metabólica, redução da inflamação e do risco de doenças crônicas, além de aumentar a sensação de saciedade e melhorar a qualidade do sono.
O cardápio a ser utilizado no Jejum Intermitente deve ser individualizado e elaborado com orientação de um nutricionista. É importante escolher alimentos nutritivos e balanceados para as refeições.
Não há uma dieta específica para fazer junto com o Jejum Intermitente. É importante escolher alimentos saudáveis e balanceados durante as refeições para obter todos os nutrientes necessários.
Se o objetivo for a perda de peso, a dieta Low Carb costuma ser uma ótima aliada ao Jejum Intermitente.
Mesmo que leve à perda de peso, pode não ser recomendado, pois pode causar prejuízos à saúde. É importante ter um acompanhamento profissional e intercalar os períodos de jejum com períodos de alimentação adequada e saudável. O Jejum Intermitente deve ser uma prática gradual e consistente para que se possa obter seus benefícios de forma segura e sustentável.