Ter um corpo em forma é muito importante tanto pela aparência, quanto pela saúde. Para emagrecer é necessário combinar uma dieta saudável com exercícios físicos. A princípio, uma pessoa pode manter a forma apenas adicionando ao seu dia alimentos com poucas calorias e gorduras, entretanto, se a pessoa está muito acima do peso ideal, muitas vezes precisa recorrer a uma dieta mais restritiva, como a da proteína.
Dieta da proteína – O que é?
Tópicos do conteúdo:
A dieta da proteína consiste em consumir alimentos ricos em proteínas, como ovos e carnes, e na restrição de alimentos com muito carboidrato como macarrão e pão.
Para emagrecer com essa dieta, é preciso escolher proteínas pobres em gorduras, por exemplo: A pessoa deve optar por carne de frango no lugar de carne vermelha, leite desnatado em vez do leite integral, e assim vai.
A dieta da proteína emagrece porque a carência de carboidratos na alimentação faz o organismo queimar rapidamente as suas fontes de gorduras. Nos primeiros dias dessa dieta é muito comum sentir tonturas e fraquezas, mas após três ou quatro dias do início da dieta, esses sintomas desaparecem.
Cardápio da dieta da proteína
- Café da manhã – Iogurte desnatado e ovo cozido com queijo.
- Almoço – Bife grelhado com salada de legumes.
- Lanche – Vitamina de abacate.
- Jantar – Salmão grelhado com salada de tomate, cenoura e brócolis.
Alimentos que podem ser consumidos na dieta da proteína
Os alimentos que podem ser consumidos sem medo na dieta da proteína são: abacate, limão, chia, linhaça, castanhas, nozes, amêndoas, azeite, todos os tipos de legumes, tomate, leite desnatado, iogurte desnatado, queijos brancos, frango, ovo, presunto, peixe e outros.
Não é recomendado fazer a restrição de macronutrientes da dieta por muitos dias consecutivos.
Alimentos proibidos na dieta da proteína
Os alimentos que não podem ser consumidos durante a dieta da proteína são aqueles ricos em carboidratos como: algumas frutas, açúcar, biscoitos, doces, bolos, sucos, refrigerantes, soja, feijão, pão, macarrão, arroz, batata, farinha, entre outros.
É fundamental não consumir esses alimentos durante a dieta da proteína para evitar que o metabolismo faça o corpo parar de utilizar a proteína e a gordura como fontes de energia.
Dicas para se dar bem na dieta de proteínas
Antes de começar qualquer dieta é importante procurar um médico ou nutricionista para que não corra risco de prejudicar a saúde.
Ao iniciar essa dieta é preciso ter cuidado, principalmente, para que a alimentação rica em proteína não prejudique o funcionamento dos rins. Para evitar futuros problemas de saúde que podem se tornar muito graves, a dieta da proteína pode ser feita, por no máximo, um mês.
Adotar a dieta da proteína por um período superior a um mês pode prejudicar não só os rins, como também causar desmaios, tonturas, dor de cabeça e queda de cabelo.
Toda dieta deve ser feita com moderação para que a pessoa emagreça com saúde e possa ter um corpo de causar inveja.
Portanto, se quer emagrecer com uma dieta fácil de fazer, opte pela a dieta da proteína, mas antes de iniciá-la procure um nutricionista e não se esqueça de praticar exercícios físicos para que os resultados sejam mais satisfatórios.