Dieta Low Carb

Existem muitas dietas emagrecedoras de todos os tipos e que atendem a todos os gostos, desde as que não restringem nada até aquelas que restringem quase tudo. Um exemplo de dieta atual que restringe especificamente um grupo alimentar é a dieta low carb ou dieta de baixo índice de carboidratos.

A dieta low carb restringe fortemente o consumo de carboidratos, reduzindo sobremaneira o seu consumo. Essa restrição é polêmica e causa bastante controvérsias, controvérsias essas que serão esclarecidas nesse artigo, que visa te dar informações preponderantes a respeito dessa dieta, seus benefícios para a perda de peso e os seus riscos. Existem muitas variações desta dieta, mantendo o consumo diário de carboidratos, geralmente, dentro do intervalo de 20g a 100g diárias.

piramide-lowcarb

Como a dieta low carb faz emagrecer?

A dieta low carb prioriza os carboidratos de baixo valor glicêmico, sendo um método até bastante positivo. Os carboidratos são as fontes de glicose no organismo. Em caso de a glicose ficar muito elevada no organismo, ela é reservada em forma de gordura, sendo eliminada antes de se acumular em forma de banha caso seja consumida pelo organismo antes da próxima refeição.

receitas low carbbanner

Para que o organismo consiga fazer essa queima rápida ele precisa liberar um hormônio chamado glucagon, que retira a energia acumulada. Se a sua dieta for rica em alimentos com índice glicêmico elevado, ocorrem diversos picos de insulina e por vezes eles estão tão altos que o glucagon nunca é devidamente liberado. Se o glucagon não for ativado, a gordura acumulada não será queimada, impossibilitando assim a perda de peso.

Se a dieta é rica em alimentos com baixo índice glicêmico, há menor alteração na insulina e o glucagon pode ser liberado.

No caso de uma dieta com muita proteína e fibras, ainda mais glucagon é colocado na corrente sanguínea. Como a dieta low carb recomenda uma redução do consumo de carboidratos em 40%, assim como uma redução de 10% do consumo de toda a ingestão alimentar, a pessoa consegue perder peso e se reeducar em seus hábitos alimentares.

dieta-lowcarb-funcionamento

Efeitos Colaterais da Low Carb

A parte mais chata e complicada da Dieta Low Carb é a fraqueza. É inevitável, principalmente no começo. Sono, preguiça, falta de energia, cansaço, também são  prováveis colaterais. Por esses e outros colaterais, recomenda-se fazer a low carb apenas com supervisão profissional.

Eu recebi uma dica da minha nutricionista quando fiz low carb, e particularmente gosto muito de tomar: Capsulas de Café Verde para contornar essa falta de energia. O Green Coffee melhora meu ânimo,  aumenta minha disposição, e ainda por cima tem efeito termogênico, que acaba turbinando a dieta. >Clique Aqui< para saber mais.

Quais os benefícios da dieta low carb?

banner2

Entre os benefícios da dieta low carb está o combate ao diabetes, já que ao evitar alimentos com altos níveis glicêmicos, você impede o aumento da insulina produzida pelo organismo, o que causaria uma maior resistência do seu organismo a essa insulina evitando o risco do desenvolvimento do diabetes tipo 2. A dieta low carb limita o consumo de carboidratos aos que possuem fibras, como os grãos integrais e algumas frutas. As fibras prolongam o processo de absorção da glicose proporcionando saciedade.

Uma alimentação low carb também irá proporcionar o equilíbrio dos níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose e insulina no sangue. Com a perda de peso proporcionada pela dieta, diversos outros benefícios podem ser observados como aumento da disposição e diminuição dos processos inflamatórios causados pelo excesso de gordura corporal.

200rlc

EU-QUERO

Quais alimentos são permitidos na dieta low carb?

Legumes e verduras – As verduras e os legumes mais indicados na dieta low carb são: pimentão, aspargos, abobrinha, berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, cenoura, abóbora, rúcula, escarola, alho-poró, aipo e alface, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, aipo, tomate, couve e agrião. Geralmente quase todos os vegetais e legumes são liberados nas refeições. Cuidado pois, beterraba, batatas, mandioca, milho, ervilha e feijões são proibidos nesta dieta!

Dieta-low-carb-alimentos-permitidos-salada-com-frango

Frutas – Não são muitas as frutas recomendadas nessa dieta. As principais são: pêssego, melão, abacate, morango, kiwi, nectarina, ameixa. Aconselhamos a inserir uma porção de uma destas frutas por dia, iniciando na terceira semana. Até lá, é interessante consumir apenas abacate e morangos. Cuidado pois, uvas, melancia, mamão, abacaxi, banana, laranja, mexerica e limões não devem ser consumidos!

Proteínas – As proteínas são fundamentais na dieta low carb. As mais recomendadas são: carne bovina, ovos, peixes, aves, queijos. As carnes vermelhas e laticínios mais recomendados são patinho, filé mignon, alcatra e queijos (moderadamente). Não existe uma restrição específica de algum tipo de proteína nesta dieta, apenas cuidado para não ingerir carnes muito gordas.

Bebidas – Podem ser consumidas água, chás e cafés sem açúcar, refrigerantes zero, sucos em pó dietéticos e sucos das frutas permitidas (sem açúcar).

Alguns iogurtes ou bebidas lácteas de até 7g de carboidrato por porção também podem ser inseridas uma porção diária. Além disso alguns tipos de amêndoas também podem ser consumidas moderadamente: amendoim, amêndoa, pistache, castanhas.

Conheça o MARAVILHOSO Livro Digital 200 Receitas Low Carb. >CLIQUE AQUI<

Também podem ser consumidos alguns alimentos dietéticos como leite de soja zero, gelatina zero, chás e cafés com adoçantes (mínimo possível), chicletes e balas sem açúcar (mínimo possível) e frios como presunto, peito de peru e queijos, creme de leite, requeijão e maionese normais e cacau em pó.

É importante salientar que é necessário fazer suplementação de vitamina C nesta dieta, já que as fontes desta vitamina são escassas.

200rlc2

Quais alimentos EVITAR na dieta low carb?

Não são aconselhados alimentos como salsichas, embutidos e conservas, além de carnes com muita gordura.

Quais alimentos são PROIBIDOS na dieta low carb?

São expressamente proibidos: açúcares, mel, farinhas, massas, leite, arroz, feijão, beterraba, batatas, pão, bolos, chocolate e bebidas alcoólicas.

Cardápio low carb

O cardápio desta dieta pode ser facilmente montado com os alimentos permitidos dentro da necessidade individual de cada pessoa. Vamos deixar um cardápio como sugestão para vocês iniciarem e irem adaptando.

Desjejum: um copo de água morna, um ovo (cozido, omelete ou poche), uma fatia de presunto e uma fatia de queijo. Uma xícara de chá ou café sem açúcar.

Lanche da manhã: meio abacate com algumas gotas de adoçante ou uma taça de morangos.

Almoço: 1/3 do prato de vegetais folhosos (alface, rúcula, agrião, espinafre, brócolis, couve ou couve flor), 1/3 do prato de vegetais do grupo B (cenoura, vagem ou abóbora) e 1/3 do prato de proteína (bifes, carne assada, peixes, frango, etc). Um copo de suco das frutas permitidas ou um copo de refrigerante zero.

Café da tarde: um omelete com 1 ou 2 ovos recheado com vegetais e frios, um copo de chá ou café sem açúcar.

Jantar: um prato de sopa de carne e vegetais ou um prato de strogonoff ou alguma variação do almoço.

Sobremesa / ceia: uma taça de gelatina zero com creme de leite ou uma porção das frutas permitidas.

sopa-low-carb

Receitas low carb

Recentemente, foi lançado um E-book chamado 200 receitas low carb. Saiba mais:

low carbbanner

São diversas as receitas para quem quer seguir uma alimentação menos carboidratos. Para enriquecer este post vamos deixar uma receita que agrada a maioria das pessoas e serve muito bem como um lanchinho de final de semana para fugir um pouco da vontade de comer carboidratos:

Receita de pizza low carb com massa de frango:

Ingredientes:

  • 1 xícara (bem cheia) de frango temperado e desfiado
  • 50 gramas de queijo ralado
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher rasa de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou um processador e bata até ficar tudo homogêneo.
  2. Deixe o forno pré-aquecendo por 10 minutos em 200º
  3. Despeje a massa em uma forma pequena/média antiaderente untada com azeite. Pode ser quadrada ou de pizza mesmo.
  4. Espalhe a massa pela forma com auxílio de uma colher ou espátula.
  5. Após pré-aquecer o forno por 10 minutos, coloque a forma com a massa e aguarde mais 10 minutos.
  6. Tire a forma e verifique se a parte de baixo da massa está dourada e firme. Se estiver,  vire a massa para assar do outro lado e volte ao forno por mais 10 minutos. Também pode ser utilizado a parte de cima do seu forno (grelha).
  7. Retire então do forno, vire novamente e coloque seus ingredientes a gosto para enfeitar a massa
    1. Recomendo passar um molho de tomate (se possível caseiro), seleta de legumes, queijo picado, fatias de tomate e algum embutido (não exagere)
  8. Coloque no forno por mais 10-15 minutos ou até perceber que derreteu a cobertura e a massa parecer mais dourada.
  9. Está pronta!


Neste site vocês podem encontrar muitas receitas low carb: aqui!

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre a dieta low carb! Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem nos comentários!

200rlc

 

Recomendados para você:

94 Comments

  1. Pessoal como fica os excercicios neata dieta? Sentiram disposição? Alguem esta fazendo exercicios junto com a dieta?

  2. Essa dieta ta sendo ótima pra mim, já perdi 8kg em duas semanas !!

  3. Nossa parabéns pelo conteudo e pela receita eu fiz hum e uma delicia ate aproxima

  4. PReciso fazer massa para macarrão. Mas nao posso utilisar nada que contenha gluten e grãos. ME ajuda por favor!!!!

    1. Keitlane faça macarrão de abobrinha (existe um cortador próprio para isso.)

  5. exitsti algum biscoito low carb?Até mesmo aqueles integrais ou cerais?

  6. Gostaria de saber se pode consumir polvilho azedo e doce pois faço panqueca com isto é vaias farelos.

  7. Comecei a dieta seguindo as orientações desta postagem e acrescentei o JI de 16h tbm. Em cinco dias eliminei 4kg. Estou muito feliz com o resultado!! Não sinto fome enlouquecedora, dá pra suportar! O importante é seguir as regras e beber muuuuuuuuita água! Baixei um app q manda notificações de hr em hr e graças a ele passei a beber mais de 3 litros de água por dia! Estou controlando o consumo de calorias tbm, consumo 1000 kcal por dia!

  8. Iniciei jejum e low carb hoje, ainda não abri minha janela, vi que não pode farinha, tapioca não pode ?s

    1. a tapioca é um carboidrato com grande índice glicêmico, minha nutricionista tirou da minha dieta, eu pensava que era inofensiva… se for optar pela dieta low carb a tapioca terá que ser suspensa!!! ?

    2. nao pode! e cheia de carboidratos,bicho e planta qua nasça em cima da terra,
      foque nisso que da certo

      1. O que é JI de 16h??A cenoura nasce em baixo da terra e é permitida kkk

  9. Sonia, boa tarde. Acabei de te enviar um e-mail com os dados para download.
    Pedimos desculpas, os provedores de e-mail por vezes filtram e-mails com link.
    Qualquer coisa estamos a disposição.

  10. Olá comprei o E book 200 receitas low carb no cartão de crédito pelo Facebook. Aí saiu a mensagem que eu iria receber um email pra baixar o e-book é caso não aparecesse na caixa de entrada era para verificar no spam. É se mesmo assim não chegasse era para enviar um email para relatar a falha no envio. O problema é que não anotei o email . Você poderia passar o email de contato. Peço também para alguém que comprou e leu está mensagem que me passe por gentileza o email de contato caso souber. Grata Alba Valeria Goncalves.

    1. Alba, estou te enviando um e-mail nesse momento para resolvermos isso!

    2. Comprei o E-book e não apareceu nada no meu e-mail..O que devo fazer?

      1. Deve ter caído na caixa de spam. Reenviei o link para download no seu E-mail!

  11. Comecei, por conta, dia 03 de janeiro (2018) e emagreci 6 kgs. Abandonar o açúcar foi difícil no primeiro dia, depois você se habitua. Para o próximo mês, estou pesquisando receitas com farinha de coco, de linhaça e de amêndoas, por mudei de horário no trabalho e os intervalos se tornaram menores, e o lanche precisa proporcionar mais saciedade. Não mudei a rotina, não aumentou meu trabalho na cozinha, e não estou fazendo nenhum tipo de exercício. Estou gostando dos resultados, e estou animada em continuar. De 92kg para 87kg em um mês me deixou feliz.

    1. Luciana, tudo bem?
      Não entendi muito bem. Você apenas começou a seguir dieta low carb ou também faz o JI?

    2. Oi Luciana
      Estou comecando agora. Tem algumas dicas pra me passar? Tbm comprei o e-book, mas leite de coco eu nao passo bem, sinto uma terrivel azia. Sou IL nao tomo leite de vaca nem derivados, nao como embutidos, pois ja li bastante sobre a maneira como sao feitos. Vou precisar fazer algumas substituicoes…

  12. Olá, na receita de pizza devemos observar que na sugestão de “seleta” para recheio observar que quase todas tem batata o que se deve evitar nesta dieta certo?

  13. eu estou fasendo esta dieta cafe intermitente e low carb estou adorando estou me sentindo mais feliz

    1. Comecei dia 17 de janeiro agora perdi 5kl em 2 semanas estou felicíssima

  14. Nas receitas low carb,o queijo branco não é tão indicado,nem ricota,os amarelos de preferência!!!Não entendi,se referi como se os queijos amarelos fossem proibidos na dieta LC…

  15. Gostaria de saber se alguém realizou está dieta e se houve efeito de emagrecimento.
    Deixe um comentário ou mande no meu é mail mesmo.
    Agradeço a gentileza

    1. ola..ja fiz a dieta low carb e tive ótimos resultados.. 19 kg em 3 meses 🙂 só se esforçar q vai.. nao fiz essa do site mais vou começar ela amanha.!

    2. Claudia Reis funciona sim! Estou fazendo ha uma semana e já vejo diferença! Siga pois não fica caro mas fica magra ?!

    3. Ei Cláudia eu sou Vânia,comecei a dieta líquida carbono à 1semana e já eliminei 2kilos, estou muito feliz por que é a primeira que dá certo de verdade!eu indico!

  16. Boa noite , diabético tipo dois pode fazer essa dieta líquida carb obrigada …….. Silvia Moura

  17. Eu li em vários lugares que não pode queijo branco
    Essa receita de pizza…tem muito queijo branco????
    Tem algo contrário???

      1. Errado, fala bobagens sem saber.
        Refrigerante zero pode, mas esse é o aspecto técnico da dieta, pois o refris zero não contêm carbos, contudo no aspecto de saúde todos nós sabemos que refrigerante é porcaria.

Leave a Comment

You have to agree to the comment policy.