Dieta Carnívora

jejum para perder peso

Para muitas pessoas, a ideia de adotar uma alimentação composta apenas por carnes parece loucura. Afinal, isso vai contra a tudo que nos foi ensinado durante a vida, como, por exemplo, a necessidade de consumir pelo menos 5 frutas por dia, assim como vegetais e carboidratos para fornecer energia ao nosso corpo. No entanto, é preciso ter em mente que as coisas estão sempre mudando e, conforme novas pesquisas e testes são realizados, algumas crenças antigas podem ser alteradas. Uma delas se trata do cardápio exclusivamente carnívoro.

Dieta Carnívora: o que é?

Dietas diferentes são criadas a todo o momento, mas nem sempre são 100% saudáveis ou seguras. Ao contrário do que muitos pensam, a dieta Carnívora oferece diversos benefícios para a saúde, e a perda de peso é só um deles.

Um cardápio composto apenas por carne pode parecer loucura em um primeiro momento, pois a alimentação baseada em refeições de origem animal contém uma série de contraindicações. No entanto, os resultados relatados por adeptos da dieta Carnívora têm apresentado um outro lado, onde o consumo de carboidratos e vegetais não é tão necessário para o funcionamento do nosso corpo.

De uma forma geral, a grande característica dessa dieta se trata da sua simplicidade, afinal, é preciso apenas consumir carnes durante um período de tempo, de acordo com sua vontade. Com isso, é possível eliminar todos os malefícios que alimentos açucarados e calóricos fazem para a nossa saúde, como, por exemplo, o sobrepeso e outras condições.

De qualquer forma, é importante ressaltar que essa estratégia alimentar pode não ser ideal para todos tipos de pessoas e, por isso, consultar um nutricionista é extremamente necessário antes de restringir os alimentos da dieta.

Dieta Carnívora Funciona?

homem mordendo um pedaço de carne

Embora não existam estudos aprofundados sobre a alimentação carnívora, muitos adeptos da dieta ao redor do mundo relataram os grandes benefícios do cardápio composto apenas por carnes, como:

  • Promove a perda de peso;
  • Melhora a saúde do coração;
  • Reduz os níveis de inflamação;
  • Promove o aumento de testosterona;
  • Diminui os problemas digestivos;
  • Oferece mais clareza mental.

Além disso, é preciso ressaltar que embora tragam benefícios para a saúde, não é totalmente necessário incluir outros alimentos no cardápio. Com isso, é possível realizar uma dieta à base de carne por um período de tempo experimental e analisar quais efeitos ela fará na sua vida.

Dieta carnívora Emagrece?

mulher se pesando com balança

Também conhecida como dieta zero-carb, a estratégia alimentar carnívora exclui todos aqueles alimentos que influenciam no aumento do peso, como biscoitos, massas, pães, doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas, entre outros. Assim como na cetogênica, a ausência desses carboidratos ajuda a manter os níveis de açúcar baixos no sangue e, dessa forma, os picos de insulina não ocorrem e o corpo não armazena as calorias como gordura corporal.

Outro fator relatado por adeptos à Dieta Carnívora que contribui no emagrecimento se trata da sensação de saciedade que as proteínas fornecem. Dessa forma, a pessoa não ficará impulsionada a comer em todos os momentos, preferindo realizar suas refeições apenas quando estiver realmente como fome. Afinal, é bastante difícil passar o dia cozinhando carnes para comer durante os intervalos entre o café da manhã, almoço e jantar.

Como fazer?

tipos de carne

Geralmente, os primeiros dias da Dieta Carnívora podem ser um pouco mais difíceis, pois o seu corpo estará em uma fase de adaptação. Por outro lado, muitas pessoas se sentem mais livres, pois não precisam incluir vegetais e outros alimentos no cardápio, o que faz com o mesmo seja mais simples e prático.

Portanto, se está pensando em perder peso ou aproveitar outros benefícios da Dieta Carnívora, é preciso primeiramente ter uma coisa em mente: deve-se excluir todos os tipos de alimentos que não são de origem animal do seu cardápio. A partir disso, você poderá incluir os seguintes alimentos na sua alimentação:

Carne

Obviamente, a carne é o principal alimento na Dieta Carnívora, principalmente a vermelha. Por isso, deve-se dar preferência para bifes e hambúrgueres e, como você não estará comendo nenhum tipo de vegetal ou carboidrato, é indicado que se consuma mais calorias através de carnes mais gordas.

Peixe

A inclusão de peixes na dieta traz grandes benefícios para a saúde, incluindo a melhora da memória, concentração e prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, eles são uma grande fonte de vitamina D, o que ajuda a prevenir problemas como diabetes, infertilidade e câncer. Por isso, prefira sempre peixes mais gordos, como salmão e sardinha.

Ovos

O ovo possui uma ótima concentração de proteínas Poe alto valor nutricional, fornecendo mais saciedade e eliminando a sensação de fome durante o dia. Por isso, ele se torna um grande aliado na redução de peso.

Laticínios

Embora muitas pessoas prefiram não acrescentar queijo, iogurte e manteiga na alimentação para perder peso, na dieta Carnívora eles são tecnicamente aceitáveis, uma vez que são de origem animal. De qualquer forma, procure sempre consumir porções pequenas para que os resultados na redução de peso sejam efetivos.

Caldo de ossos

Além de auxiliar na desintoxicação do corpo, o caldo de ossos é um grande aliado para a manutenção da saúde da pele, uma vez que sua concentração de colágeno contribui para a formação da elastina.

Derivados de carnes gordas

Alimentos derivados de gordura animal, como a banha, são extremamente importantes para a dieta, uma vez que oferecem mais saciedade e substituem a necessidade de incluir óleos vegetais na alimentação.

Condimentos

Por não conter açúcar, grande parte dos condimentos é permitida na alimentação carnívora. Sal, pimenta, salsinha, alho, mostarda e outras ervas e especiarias são totalmente aceitos e se tornam grandes aliados para deixar as refeições mais saborosas.

Suplementos

Embora não sejam completamente necessários, os suplementos podem ser incluídos na dieta através de um acompanhamento nutricional individualizado, mas apenas se você achar que não está obtendo micronutrientes suficientes.

Dieta Carnívora Cetogênica (Low Carb)

refeição cetogênica

Tanto a Dieta Carnívora quanto a Cetogênica excluem os carboidratos e permitem o consumo de proteínas e gorduras. No entanto, o plano carnívoro é um tanto mais restritivo, pois as refeições devem conter apenas alimentos de origem animal, eliminando os óleos e vegetais que são aceitos na Cetogênica.

Embora tenham suas semelhanças, outro fator diferencial entre as duas dietas se trata do objetivo principal que, na Cetogênica, se trata do alto consumo de gordura e limitação de proteínas para que a pessoa atinja o estado de cetose. Por outro lado, na Carnívora, tanto o consumo de proteínas quanto o de gordura, inclusive de iogurtes e leite, são ilimitados, fazendo com que ela atinja ou não o estado de cetose.

De qualquer forma, é possível perder peso e ganhar benefícios com as duas estratégias alimentares, dependendo da preferência da pessoa por qual dieta seguir.

Fontes: 

The Carnivore Diet: Is Eating ONLY Meat Healthy, or Totally F@#$ing Crazy?

 

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