Corrida e caminhada para Emagrecer

Você já deve ter ouvido falar desses dois exercícios excelentes para ajudar a manter a saúde em dia e perder peso: Caminhada e Corrida. Porém, é interessante salientar que não adianta muito correr uma maratona inteira, sem se preparar, sem se cuidar, e sem estar acostumado, não é mesmo?
São ótimos esportes, e proporcionam alto gasto calórico, portanto praticar respeitando os limites do corpo, é indispensável. Veja as nossas dicas para perder peso correndo e caminhando, e ao mesmo tempo, se manter longe dos perigos.

corrida

Principais problemas de quem quer perder peso correndo.

– Lesões:

Causa dores fortes, que podem tanto oscilar, quanto durar um bom tempo, ou até mesmo piorar gradativamente. E fica sempre no mesmo lugar (por exemplo, se você lesionou o pé, vai doer apenas o pé.)

– Esforço Físico Intenso:

Costuma causar dor muscular por em média 70 horas, e depois some. É uma dor desconfortável e pode mudar de local de acordo com o esforço que for feito (pode der um dia o joelho, no outro os músculos da coxa, etc.)

Dicas para evitar dores: Comece devagar, aumente o ritmo no tempo certo e sempre aqueça e alongue antes das atividades. Conheça os benefícios da caminhada. Assim, você poderá continuar a perder peso correndo por muito mais tempo, pois se você se machucar, ou se lesionar, as chances de precisar parar as atividades são grandes.

As principais partes do corpo afetadas na corrida:

– Músculos:

Cuidado para não treinar demais. Os músculos demoram um pouco para se recuperarem, portanto descansar e alternar os dias de treino são indispensáveis para evitar lesões.

– Articulações:

Tornozelos, Joelhos, Quadril, Coluna, e as demais articulações, são muito utilizadas nas corridas. O impacto causado, pode causar problemas muito graves, se não forem tomadas algumas medidas de cuidado. Outro problema, é o esforço e movimento repetitivo. Alterne a corrida com atividades menos impactantes nessas áreas, e escolha muito bem o tênis, pois a má absorção do impacto, pode agravar esses riscos.

– Ossos:

Praticamente os mesmos cuidados, os ossos precisam do tempo certo de descanso, para se recuperar de algumas lesões mínimas causadas pelas batidas no chão. Mais uma vez a dica é um ótimo tênis com amortecimento, e o descanso necessário.

Dica: Fique sempre de olho no coração, pois o ritmo cardíaco também aumenta muito durante a corrida. E não se esqueça que a dieta é o principal aliado do emagrecimento. Conheça a dieta da banana.

Muitas vezes, por estarmos acostumados a não fazer exercícios físicos, principalmente a caminhada, que é algo tão simples de ser feito, acabamos nos esquecendo de como eles são necessários, importantes e possivelmente prazerosos (só depende de você).

Exercícios, sejam eles aeróbicos ou anaeróbicos, não precisam ser tão chatos como você pensa. Por exemplo, agora que você conhece os benefícios de perder peso correndo, mas mesmo assim, não gosta de correr, então ande. Isso mesmo, caminhe apenas.
Que seja uma voltinha na praça, sozinho, com a mãe, com o filho, com o cachorro. O importante é se exercitar. E vamos agora mostrar 5 motivos para você querer ir agora mesmo dar uma caminhada:

  1. Relaxa, diminui o stress e afasta a depressão.
    Uma caminhada no fim do dia, é um ótimo negócio para quem teve um dia turbulento e estressante. A sensação de estar ao ar livre, principalmente se for próximo a natureza, arvores, plantas, animais, relaxa e acalma.
  2. Melhora a circulação sanguínea.
    Caminhar reduz a pressão sanguínea, pois enquanto você caminha, a circulação do sangue aumenta, expandindo os vasos.
  3. Fortalece o Pulmão.
    Durante a caminhada, o pulmão acaba exercendo uma atividade mais próxima de sua real capacidade. Isso faz com que ele se fortaleça, e automaticamente você passará a respirar melhor.
  4. Ajuda a perder peso e emagrecer.
    Isso é obvio, caminhando, queima-se mais calorias pelo gasto maior de energia. Mas além disso, a caminhada faz com que mesmo após a atividade, seu corpo continue queimando gordura.
  5. Auxilia no controle da vontade de comer.
    Uma pessoa que caminha, consegue controlar o impulso em comer doces e de comer exageradamente.

Se depois dessas dicas você ainda não está convencido de como é fácil e benéfico caminhar ou correr, eu desisto haha!

Você aí, que corre ou caminha, deixe suas dicas aqui nos comentários para quem pretende começar a praticar!

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1 Comment

  1. Realmente minha saúde melhorou bastante depois que comecei a caminhar

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