Como fazer Jejum Intermitente

jejum intermitente guia definitivo

Todos sabem que a palavra jejum está muito ligada à questões religiosos por se tratar de uma prática utilizada (dependendo da crença) para purificar corpo e alma. Vamos nos concentrar no jejum como uma prática visando o bem estar e saúde física, não trataremos aqui de questões metafísicas e psicológicas.

A primeira coisa que você deve fazer quando pensa em fazer jejum (ficar muitas horas sem se alimentar, consumindo apenas água ou bebidas sem calorias – a depender do tipo de jejum que você for fazer) é procurar um médico e fazer exames de rotinas para avaliar sua condição física e metabólica atual. Não possuindo nenhuma restrição médica, você está apto a fazer algum tipo de jejum.

guia de jejum intermitente

Para fazer JI, ou seja, podermos chamar de jejum intermitente, é preciso ficar ao mínimo 12h sem ingerir nenhum alimento. Algumas bebidas naturais e não adoçadas não prejudicam o jejum. Exemplo: Café puro, chás, água.

como fazer jejum

O tempo de jejum (para ser considerado jejum intermitente e, segundo alguns especialistas, trazer algum benefício para a saúde) deve variar de 12h a 18h, sendo os mais comuns entre 14h e 16h. Particularmente recomendo o de 16h, pois no meu caso, era onde eu sentia que meu corpo se adaptava melhor e eu me sentia melhor.

Então vamos recomendar iniciares com um jejum de 12h e gradualmente ir aumentando 1h de 2 em 2 dias até atingir as 16h. Este tipo de jejum dentro de 1 mês, sendo feito diariamente, além de emagrecer, trás inúmeros benefícios para a saúde.

O melhor horário para fazer jejum é aproveitar o tempo que se passa dormindo. Por exemplo, se costumas ir dormir as 22h, aproveite e faça seu jejum a partir deste horário, ou seja, para o jejum de 16h: 22h + 16h – seu desjejum deverá ser as 14h do dia seguinte. Além de todos os benefícios na queima de gordura e na saúde, este tipo de jejum ainda ajuda pessoas com problemas de regular os horários de sono, afinal coloca-se o hábito de dormir sempre no mesmo horário.

jejum e-book pdf

Para o desjejum, se o objetivo principal é perder peso, recomendamos uma proteína, por exemplo um ovo (pode ser cozido, pouchet, etc) com algum tipo de bebida morna, café ou chá. Em seguida faça suas refeições normais de acordo com sua dieta atual.

Postem seus resultados aqui abaixo, vamos ficar felizes de ver o progresso de vocês. Ou qualquer dúvida, não deixem de perguntar. 🙂

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182 Comments

  1. Meu Deus, quantas perguntas sobre o tempo de jejum! O dia tem 24 horas ué. Pode até contar nos dedos pra quem não conseguir fazer de cabeça…

  2. Oi minha última refeição é as 19h
    Qual horário eu devo comer novamente meio dia ?
    Qual o melhor horário para eu fazer a refeição ? Eu quero ter queima de gordura
    Estou perdida com os horários
    Pode enviar uma tabela de horários

  3. Se faço minha refeição janta as 19:00 posso voltar a comer no outro dia as 10:00?

  4. Posso fazer direto tipo 30 dias o JI de 12 horas? Minha janta as 19:00 e vou comer dia seguinte às 11:00hs? Seria isso⁉️

  5. Minha última refeição é as 18h30 ( seu término) e como novamente às 6h30 do dia seguinte. Posso dizer que faço jejum de 12 horas.

    1. Tenho o Habito de tomar chimarrão toda manhã, isso me desperta. Ele quebra o meu jejum?

  6. Eu treino de manhã cedo as 7h. Para que eu possa comer as 8h da manhã que horas devo começar o jejum levando em conta as 14h?

  7. Eu estudo pela manhã ,então eu irei fazer assim (janto as 19h , e tomo café as 6:40h). Porque meus pais não gostam que eu vá para a escola sem tomar café. Alguém pode me ajudar a saber se está certo?

  8. Pão feito com aveia e ovo conta como carboidrato? Estou comendo ele no jantar sempre com ovos ou carne. Mais estou com duvida se esta prejudicando meu jejum. Pode me ajudar??

    1. aveia é um cereal porem é um carboidrato complexo!
      e o ovo é proteina!

    2. Se vc come não é jejum. Certo? O pão de aveia e ovo eh PAO(farinha etc…) ? Ou eh ovo e aveia misturado???
      Não dá pra entender sua pergunta.

  9. Vou começar, quero fazer o de 16 horas, quero fazer minha janta as 20;00
    dai tenho que almoçar as 12;00
    mais no café da manha posso tomar alguma coisa?

  10. Eu faço meu jejum assim só almoço pode só faço uma refeição

    1. Também estou fazendo assim,como normal na minha dieta e paro de comer ás 14 horas, e volto a comer no café da manhã ás 6:00,está me ajudando até a ter mais sono e ao mesmo me ajuda a despertar.

  11. Oi quero fazer o jejum quero vomeça 00:00 ao 12:00 ai posso comer que horas e oque devo come me ajuda

  12. Vou começa a ficar sem jantar todo dia bora ver no que dá

  13. Posso começar a jejuar a partir das 15 horas até as o8h da manhã do dia seguinte do

  14. Estou fazendo o jejum intermitente faz 1 semana, fico das 20hs as 12hs sem comer, depois almoço, lanche da tarde e um sanduíche as 20hs. Ainda não vi resultado.

    1. É porque vc esta comendo carboidrato.
      Eu perdi 7 kilos em 1 mês e meio.
      Não como pão e nem arroz nem massas.
      As vezes como um docinho pois ninguém é de ferro mas ai intensifico o jejum no dia seguinte.

    2. Eu tiro o lanche da tarde e,estou vendo resultado!!!

    3. Carboidrato às 20h realmente dificulta o resultado, essas refeições devem conter proteína e muitas verduras, algumas frutas, reduzir o consumo de carboidratos, principalmente a noite gera grande efeito. Eu fiz isso e junto com o jejum intermitente emagreci 19 quilos em 6 meses.

  15. Olá meninas,estou muito animada hoje eu vou começar meu jejum.
    Com quanto tempo vejo algum resultado?

    1. Em média 7 semanas para ver um resultado consideravel, mas a partir de 4 semanas ja da para notar diferenças

  16. boa tarde
    tenho uma duvida,
    eu uso capsulas de chá verde como termogenico, posso fazer o jejum mesmo assim ?

    e continuo tomando as capsulas ?

    obrigada

  17. Se começar as 18hs término as 10 da manhã isso? E as 18 volto a comer novamente isso??

    1. O jejum seria entre as 18hrs e as 10hrs sim.
      Mas voce pode comer sem medo comidas saudaveis (nada de carboidratos e acucar) entre as 10hrs e as 18hrs

    2. Se vc comecar as 18h você pode desjejuar as 10h am e comer normalmente até as 18h.. após este horário não comer mais nada

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