Whey Protein


Manter uma boa nutrição é importante para um melhor desempenho físico e também para não perder massa magra, mas nem sempre conseguimos ter uma alimentação balanceada por conta da rotina e falta de tempo. Os suplementos alimentares foram criados para nos ajudar com isso, como Whey Protein, um suplemento proteico muito utilizado por praticantes de atividades físicas. Esse suplemento é considerado a melhor proteína existente e um dos mais conhecidos e utilizados no mundo todo. Ele não é um produto indicado apenas para pessoas praticantes de atividades físicas, mas também para pessoas que procuram uma vida mais saudável.

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Mas o que é Whey Protein?

A ingestão diária de proteínas deve estar em torno de 10% a 15% das calorias totais, sendo elas necessárias para a formação, crescimento e desenvolvimento dos tecidos do nosso corpo, além de ajudar a gerar energia. Whey Protein é um suplemento de alto valor nutricional feito da proteína do soro de leite gerado durante a fabricação do queijo. Essa proteína é a maior fonte de aminoácidos essenciais e quando tomada isoladamente pode ocasionar o aumento de massa magra e melhorar a função dos músculos.

Tipos de Whey Protein

  • Concentrado: A concentração de proteínas desse composto pode variar de 25% a 89%. Nesse produto, há a remoção dos componentes não proteicos, porém, quanto menor o nível de proteína maior o nível de gordura e lactose. Essa é a forma que você irá encontrar com um menor preço no mercado.
  • Isolado: Essa forma de Whey Protein é a mais pura, esse produto contém de 90% a 95% de proteínas em sua composição, com baixíssimos níveis de gordura e lactose. Esse tipo é o mais indicado para portadores de intolerância a lactose.
  • Hidrolisado: Esse produto que tem alto valor nutricional, é composto pela proteína isolada e concentrada, quebrada em peptídeos, ou seja, ocorre a quebra das proteínas em tamanhos menores, por isso, ela apresenta rápida absorção e baixo potencial para causar alergias. Alguns produtos de Whey hidrolisado pode conter maltodextrina, um carboidrato que tem absorção lenta, o que pode levar ao ganho de peso.

Benefícios do Whey Protein

Desde os nossos primeiros dias de vida o leite já mostra a sua importância para o nosso desenvolvimento, isso se deve as proteínas encontradas no leite materno que protegem o bebê aumentando a função do seu sistema imunológico, protegendo-o contra bactérias, vírus e fungos. Quando adultos, não poderia ser diferente, apesar do leite materno estar disponível apenas quando somos recém-nascidos, o leite de vaca assumiu o lugar na nossa nutrição. Segundo artigos analisados, a ingestão de Whey Protein associada ou não a atividade física pode trazer benefícios a saúde de quem utiliza. Entre esses benefícios, os que mais se destacam são:

  • Manutenção e ganho de massa muscular: Exercícios físicos são importantíssimos para que não ocorra atrofia muscular, e a ingestão de Whey Protein após esses exercícios favorece a recuperação muscular e o ganho de massa.
  • Ganho de força e hipertrofia muscular: A ingestão de proteínas após os exercícios físicos influencia a síntese proteica, que otimiza o ganho de força e favorece a hipertrofia muscular, que é o aumento do volume dos músculos causado por estímulos gerados na atividade física.
  • Redução de gordura corporal: O alto teor de BCAA encontrado no Whey Protein afeta a regulação energética, controlando e reduzindo a gordura corporal. Além disso, ajudam no controle da glicemia pós-prandial (nível de glicose no sangue após uma refeição).
  • Maior desempenho físico: Além do aumento de força ajudar a melhorar o desempenho durante as atividades físicas, estudos revelaram que a cisteína, presente na proteína do soro do leite, aumenta a concentração de glutationa, um antioxidante que estaria relacionado a redução da fadiga muscular causada por agentes oxidantes, ou seja, esse antioxidante ajuda a melhorar o seu desempenho físico.

Outros benefícios do Whey Protein

Por ser rica em cálcio, a proteína do soro do leite promove a proliferação de osteoblastos, responsáveis pela formação dos ossos nos humanos. A proteína do soro do leite também tem sido utilizada no controle da pressão sanguínea e na diminuição de risco cardíaco.

Mas afinal, para o que serve Whey Protein?

Essa proteína é utilizada principalmente entre os praticantes de atividades físicas, que tem como foco a diminuição de gordura corporal, o aumento da massa magra e da força, melhor desempenho físico durante as atividades e a manutenção da massa muscular. O Whey Protein é indicado para qualquer pessoa que necessite de uma fonte de proteína, no entanto, é necessário verificar a necessidade do seu corpo para saber a dosagem indicada que você precisa para alcançar o seu objetivo. Por isso, antes de utilizar, procure orientações de um especialista.

Efeitos colaterais Whey Protein

Apesar de não conter nenhuma contraindicação em seu uso diário, é importante consultar um médico ou especialista antes de iniciar o uso. Cada organismo reage de uma forma e você deve conhecer muito bem o seu corpo e o que você irá ingerir nele para evitar qualquer efeito colateral. Por isso, é indicado um acompanhamento com um profissional qualificado para a recomendação da dosagem correta. Também é importante manter uma alimentação equilibrada associada a atividade física para melhores resultados.

Como tomar Whey Protein?

O melhor horário para se tomar Whey Protein é um assunto que ainda não chegou em uma conclusão. Alguns estudos afirmam que o melhor horário para tomar Whey Protein caso seu objetivo seja o ganho de massa muscular é logo após a atividade física, outros já afirmam que antes da atividade é o melhor. Contudo, as duas formas possuem um aumento na resposta anabólica. O mais correto é que você procure um especialista e diga qual o seu objetivo, assim, ele irá verificar o melhor horário para você tomar essa proteína. A dose que você deve tomar diariamente de Whey Protein depende da marca e do fabricante que você escolheu, nesse caso, verifique as orientações contidas na embalagem do produto.