Whey protein engorda?


O mundo fitness está repleto de suplementos e produtos com a finalidade de ajudar as pessoas a ganhar massa muscular ou perder peso de forma mais rápida e eficiente. O whey protein é um dos mais populares, trazendo bons resultados na maioria dos casos para aqueles que o consomem, mas muitos reclamam de que o whey protein pode fazer ganhar peso, ao invés de perder.

 O objetivo desse artigo é exatamente desvendar esse mistério e sanar essa dúvida, para que você possa saber se no seu caso é bom ou não tomar whey protein e conseguir os melhores resultados, principalmente no ganho de massa muscular, sem o ganho de gordura.

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O que é whey protein?

O whey protein é um poderoso suplemento feito à base leite, que visa suprir a necessidade de proteínas de uma alimentação desfalcada. Uma pessoa que consome a necessidade apropriada de proteínas através da comida, não necessita dessa suplementação.

Então, como tomar whey protein?

Qualquer pessoa que não tenha problemas renais pode tomar whey protein, até mesmo aquelas que não são esportistas profissionais. Como o whey protein ajuda no ganho e manutenção da massa muscular, este suplemento é muito útil para mulheres com mais de 30 anos, já que nesse período ocorre uma perda natural de musculatura nas mulheres, e o whey protein pode retardar esse processo. A melhor forma de tomar o whey protein é junto com água após o treino, ou a qualquer momento se o objetivo for somente bater os macros de proteina.



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Qual a melhor hora para tomar whey protein?

Se você pretende desfrutar de todos os incríveis benefícios do whey protein, deve consumi-lo da forma mais correta. A proteína, que é base do whey protein, é um macronutriente de função construtora que ajuda na recuperação muscular. Portanto, a melhor hora para consumir esse produto é após a atividade física. O whey pode substituir um lanche intermediário, pois favorece a sensação de saciedade, mas não deve ser usado como pré-treino. O mais importante é que no momento de incluir um suplemento alimentar na sua dieta você deve primeiro procurar um profissional de saúde, como por exemplo, um nutricionista, para saber se não há nenhuma restrição e colocar esse suplemento de forma ajustada na sua dieta.

Quais os melhores tipos de whey protein?

São muitas as marcas de whey protein disponíveis no mercado, sendo as estrangeiras as mais saborosas. No entanto, essas marcas estrangeiras não são devidamente certificadas pela ANVISA, sendo melhor optar por marcas nacionais. O mais importante é escolher de acordo com o tipo de whey protein.

Whey protein concentrado – Este é o tipo mais barato de whey protein. Essa variedade leva mais tempo para ser absorvida pelo organismo e tem menor grau de digestão. Além disso, esse tipo de whey protein tem mais carboidratos e gorduras do que as outras versões.

Whey protein isolado – Essa variação tem 90% de proteína e é livre de gordura e carboidrato, sendo indicado para quem quer focar exclusivamente no ganho de massa muscular.

Whey protein hidrolisolado – Considerado a melhor opção por especialistas, tem uma melhor digestão, já que a proteína nesse suplemento está dividida em cadeias menores, possibilitando uma absorção mais rápida pelo organismo.

Afinal, Whey Protein engorda?

A proteína, assim como o carboidrato, tem calorias e se consumidas em excesso podem engordar. Um scoop de whey tem de 120 kcal a 200 kcal, o que representa mais de 10% do recomendado para uma dieta restritiva de 1200 kcal. Além do que, whey protein é um suplemento que visa sanar a falta de proteína na alimentação, e deve ser usado somente por aquelas pessoa que não conseguem consumir a quantidade necessária deste macronutriente para alcançar seu objetivo. Portanto, whey protein engorda caso você já esteja consumindo todas as calorias necessárias para seu corpo funcionar e executar as atividades do dia a dia.

Se uma pessoa estiver em déficit calórico, e adicionar o whey à sua alimentação, essa pessoa não irá engordar. Por esses motivos, é recomendável a consulta a um nutricionista antes de tomar qualquer suplemento.

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