Treinamento Funcional.


Junto de uma alimentação saudável, a pratica de exercícios diários é uma das melhores aliadas da boa saúde. Existem inúmeras maneiras de se exercitar durante o dia a dia, como praticar esportes, como o futebol e o ciclismo, frequentar academias e malhar os músculos para aumentar a massa muscular ou ainda praticar exercícios simples em casa, como agachamento ou caminhadas leves.

Seja qual for o tipo de atividades físicas que você vai escolher, saiba que existe o chamado treinamento funcional, que proporciona exercícios para uma boa saúde e manutenção do corpo, mas que não é muito conhecido por quem busca uma rotina de exercícios.

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O que é o treinamento funcional

É uma maneira de reunir atividades físicas que auxiliam na boa saúde corporal, além de melhorar aspectos da nossa vida cotidiana, como resistência física, flexibilidade e boa saúde mental. Todo o treinamento funcional se baseia em movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, abaixar, girar e empurrar.

Os inúmeros benefícios são extremamente importantes para o dia a dia corrido que conhecemos atualmente, e ajuda a melhorar a postura, resistência, flexibilidade, força, agilidade e outros aspectos corporais, mas que também proporcionam uma mente mais rápida na hora de tomar decisões corriqueiras.

O treinamento funcional também tem a capacidade para gera melhorias cardiovasculares, além da possível redução do percentual de gordura corporal, emagrecimento e definição muscular do praticante.

As atividades são realizadas com a ajuda de um Personal Trainer, que utiliza para trabalhar os músculos ferramentas diferentes como cordas, bolas, elásticos, mini trampolim, discos e hastes.

É um tipo de treinamento que pode ser realizado três vezes por semana, durante uma hora por dia. Ele trabalha os músculos de forma global, por isso o risco de se ferir é menor.



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Também trabalha bastante o abdômen, fazendo com que a barriga fique definida.

O treinamento funcional tem grandes capacidades de melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas praticantes.

É recomendado para quem nunca frequentou uma academia ou praticou atividades físicas que não tenham nenhuma restrição médica. Não é recomendado para fisiculturistas, pois não é capaz de dar o volume desejado para este tipo de construção corporal. Há quem prefira utilizar junto ao treino, algum termogenico como burn, kimera ou outros do tipo.

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Existem pré requisitos para fazer esse tipo de treino?

Fatores como idade e sexo também influenciam na hora da pratica do treinamento funcional, mas o principal requisito tem a ver com o histórico de vida de cada praticante. Pessoas que já praticaram diversos tipos de esportes e outras atividades físicas tendem a se adaptar melhor e mais rapidamente aos exercícios propostos por esse tipo de treinamento.

Como pode ser praticado com atividades complexas, o treinamento funcional não é um dos métodos mais indicados para pessoas previamente sedentárias. A melhor alternativa para quem não tem o costume de realizar atividades físicas é se preparar previamente com exercícios mais simples, como atividades esportivas ou até a musculação comum.

Por fim, o treinamento funcional oferece, além da tonificação muscular, uma maior complexidade da capacidade do movimento e também no desenvolvimento de várias capacidades físicas, já que envolve inúmeros tipos de movimentos. Com isso, o organismo acaba tendo um gasto de energia muito maior do que o comum, além de otimizar a coordenação motora do indivíduo, o ganho de equilíbrio e um melhor condicionamento cardiorrespiratório.

Gostaram das dicas pessoal?

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