Guia de Suplementos Alimentares

O que são, para que servem e como utilizar os Suplementos Alimentares?

O Suplemento Alimentar, como o nome sugere, é elaborado para suplementar a alimentação, de forma que contribui para conseguirmos os benefícios de alimentos que muitas vezes não temos tempo de ingerir. O suplemento alimentar deve ser usado apenas nas necessidades que não podem ser supridas com alimentos. Eles podem fornecer carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas e muito mais. Cada suplemento tem suas particularidades, e cada pessoa também, por isso deve ser tomado de forma correta de acordo com a sua necessidade.

suplementos alimentares

Quais são os principais suplementos do mercado?

Todo mundo que já pesquisou o mínimo sobre suplementos, conhece os famosos:
Whey Protein, Malto, Dextrose, Creatina, BCAA’s, Termogenicos.

É o básico, do básico, do básico da suplementação. Mas as informações que encontramos por ai são meio divergentes. Vamos esclarecer algumas coisas:

Primeiramente, é altamente recomendado que se treine por pelo menos 3 meses antes de começar a pensar em suplementação, pois no começo, o corpo passa por um período de adaptação. Outro motivo, é que nos 3 primeiros meses os resultados são grandes, se o treino for feito de maneira correta, e a alimentação estiver em dia, portanto não precisa-se de suplementação.
Passados os 3 meses de adaptação, não está sobrando muito tempo para cuidar 100% da alimentação? Ai sim, entramos com a suplementação.

Como tomar Suplemento Alimentar?

Whey Protein + Malto (ou Dextrose)

Há quem defenda o uso do Whey ao acabar de acordar, há quem defenda no pré-treino. Como aqui eu vou falar do básico de suplementos alimentares, então vamos fazer da maneira mais tradicional.

Tomar no pós treino, o Whey (proteína de rápida absorção), de 30 a 40 gramas, junto com MaltoDextrina que é um carboidrato de alto índice glicêmico.
O Whey supre rapidamente as necessidades protéicas no pós-treino, e o Malto repõe o glicogênio muscular e facilita o transporte de nutrientes para dentro das células.
Pode ser ingerido junto com os dois ,BCAA, glutamina entre outros.

Leitura recomendada: Whey Protein Engorda?

Creatina

Os principais resultados observados com o uso da Creatina, são:
Ganho de força, ganho de massa magra, efeitos anticatabólicos, entre outros. Há quem diga, que o efeito é totalmente placebo. Porém cada um deve pesquisar e tirar suas próprias conclusões, e sempre consultar um médico ou nutricionista. Tomar em média 5 gramas por dia. Pode ser tomada junto com o Whey no pós treino ou com outros suplementos alimentares.
Recomenda-se ingerir bastante água durante o uso, e evitar o consumo de cafeína.

Leitura recomendada: Creatina engorda?

BCAA’s

É basicamente a combinação de Leucina, Isoleucina e Valina. É usado para evitar o catabolismo, impedindo que o corpo utilize músculos como energia durante treinos mais intensos.
Pode ser usado antes ou depois dos treinos.

Termogênicos

Termogênicos são suplementos alimentares utilizados para acelerar o metabolismo, potencializando a perca de gordura. Aqui no blog temos uma categoria destinada apenas aos termogênicos: Clique aqui para ver.

Você utiliza algum tipo de suplemento alimentar ou termogênico? Qual? Relate aqui nos comentários a sua experiência.