Maltodextrina, Dextrose e Waxy Maize


Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo e seu consumo é essencial para nossa vida. Eles têm diversas funções no organismo, como nutrir as células do sistema nervoso central. Quando a ingestão de carboidratos diminui, nosso corpo utiliza as proteínas musculares como forma de energia, podendo ocorrer a perda de massa muscular. Por isso, utilizando o carboidrato da maneira correta, você irá prevenir a diminuição da massa muscular. Existem suplementos de carboidratos que foram criados para suprir a necessidade durante os exercícios físicos, entre eles estão maltodextrina, dextrose e waxy maize. Mas qual a diferença entre esses suplementos? Abaixo iremos tirar algumas dúvidas sobre esses carboidratos.

O que é a Maltodextrina?

A maltodextrina, também conhecida como malto, é um carboidrato proveniente do amido e constituído por polímeros de glicose. Sua metabolização ocorre de forma lenta no organismo, contribuindo para o aumento do índice glicêmico nas células. Com isso, a maltodextrina evita o catabolismo celular, que é o processo em que as fibras musculares são utilizadas como forma de energia e isso faz com que ocorra a diminuição da massa muscular.

Para o que serve Maltodextrina?

A maltodextrina é indicada para atletas e praticantes de atividades físicas de alta resistência, como musculação e corrida. Ela serve como fonte de energia para células e também repõem os estoques de glicogênio nas fibras musculares e no fígado. Além disso, faz com que o ocorra um pico de insulina no corpo, com isso, ela irá acelerar a regeneração e hipertrofia muscular, graças a grande quantidade de insulina que é um hormônio anabólico.

Como tomar Maltodextrina?

A maltodextrina deve ser utilizada apenas nos dias em que você praticar atividades físicas, caso contrário, poderá ocorrer superdosagem de carboidratos (aumento de peso). Quando utilizada como pré-treino ou durante a atividade física, a maltodextrina irá agir como fonte de energia, garantindo um bom desempenho dos músculos. No pós-treino, ela irá melhor a absorção de nutrientes e proteínas no tecido muscular.

Efeitos colaterais

A maltodextrina é um suplemento a base de carboidratos, portanto, se consumida de maneira errada você irá engordar. A maltodextrina não deve ser utilizada por pessoas que possuem Diabetes. Antes de iniciar o uso é indicado que procure a orientação de um médico ou especialista para melhores informações.

O que é Dextrose?

A dextrose é um carboidrato simples de rápida absorção, que pertence à classe de monossacarídeos. Assim como a maltodextrina, também é proveniente das enzimas de amido.

Para o que serve a Dextrose?

Por ter efeito quase que instantâneo, ela favorece a recuperação e o ganho de massa muscular. Para melhores resultados, seu uso é indicado juntamente com alguma proteína, como o BCAA ou Whey Protein.

Como tomar Dextrose?

Não é necessário utilizar a dextrose nos dias em que você não irá treinar. Para ter mais energia e desempenho durante o treino, você deverá utilizar a dextrose antes ou durante a atividade física. Para melhor absorção dos nutrientes, provocar a recuperação de lesões musculares e repor as energias gastas, o melhor horário para se tomar é após treinar.

Efeitos colaterais da Dextrose

Assim como a maltodextrina, a dextrose não é indicada para pessoas diabéticas. Procure sempre orientações de seu médico antes de iniciar o uso de qualquer suplemento.

O que é Waxy Maize?

Dentre todos os citados, esse suplemento é o mais novo e já vem ganhando fama entre os marombeiros. Também é constituído por enzimas do amido, porém é extraído de um milho um pouco diferente dos outros (70% amilopectina e 30% amilose).

Para o que serve Waxy Maize?

O waxy maize é uma boa opção para quem procura mais energia durante a atividade física com um bom carboidrato. Ele permite que você tenha energia por muito mais tempo, sem provocar picos de insulina. Esse suplemento tem baixo índice glicêmico, que combinado com uma boa alimentação, irá melhorar a composição corporal, reduzir o catabolismo muscular e facilitar a absorção de nutrientes que são difíceis de metabolizar (como BCAA, creatina e arginina). Além disso, a sua composição é livre de açúcar e glúten, e não provoca a retenção de líquidos.

Como tomar Waxy Maize?

Por ser um suplemento de baixo índice glicêmico, o melhor momento para se tomar é após o treino, dissolvido em bebida natural ou shake. É aconselhável ingerir juntamente com outros suplementos ricos em proteínas.

Efeitos colaterais

Apesar de não provocar pico nos níveis de insulina, o waxy maize também não é indicado para pessoas diabéticas. A melhor forma de se obter benefícios com qualquer suplemento é buscando orientações de um profissional qualificado, que irá indicar a melhor dosagem e o melhor produto para o seu caso.