Dieta Mediterrânea


Existem diversas versões e nomes para essa dieta. Dieta Natural, Dieta Paleo, Dieta Paleolítica, mas no fim, cada um virou uma versão diferente de um mesmo conceito. Vamos agora falar sobre a Dieta Mediterrânea, e você vai descobrir tudo sobre ela.

dieta mediterranea

Dieta mediterrânea – O que é?

A dieta mediterrânea, também conhecida como dieta do mediterrâneo, é baseada no consumo de alimentos naturais e frescos como: queijo, leite, cereais, legumes, frutas e azeite. Nessa dieta é fundamental evitar alimentos industrializados como bolos em pó, pães e demais alimentos que levem farinha branca e outras químicas, assim como comida congelada, frios, e principalmente embutidos como salsicha.

A dieta mediterrânea, na realidade, consiste em uma alimentação que auxilia na mudança do estilo de vida e nem sempre precisa conter poucas calorias para ajudar a emagrecer, pois, ela naturalmente melhora o metabolismo e ajuda no controle de peso. Comer comida natural funciona como um detox no organismo.

Como fazer a dieta mediterrânea

Evitar produtos industrializados – A alimentação na dieta mediterrânea deve ser composta por produtos naturais, principalmente, de origem animal e vegetal, leite, ovos, soja, arroz integral e azeite. Retire da alimentação os alimentos industrializados para diminuir a produção de toxinas no organismo, combater a retenção de líquidos e reduzir a inflamação. Tudo isso ajudará a desinchar o corpo naturalmente.

Consumir peixe sempre que possível – Quem quer fazer a dieta mediterrânea deve consumir peixes, no mínimo, duas vezes por semana, se possível, pois são fontes ricas em proteínas e gorduras boas, como o ômega 3 que atua como um anti-inflamatório, auxiliando na diminuição das dores nas articulações, previne doenças cardíacas e melhora a circulação sanguínea.



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Gorduras e azeite – O azeite e o óleo de coco são ricos em gorduras boas, que controlam o colesterol e previnem doenças do coração. Para aproveitar todos os benefícios, é preciso acrescentar o azeite na comida já pronta, ou seja, o azeite deve ser colocado nos alimentos prontos. Para consumir azeite não é recomendado esquentá-lo. Para consumir alimentos “fritos”, usar sempre a gordura natural dos alimentos, como a gordura de porco por exemplo.

Alimentos integrais – A dieta mediterrânea é rica em alimentos integrais como: arroz integral, farinha integral, macarrão integral e aveia, que são ricos em fibras, minerais e vitaminas que melhoram o funcionamento do organismo. Eles combatem a prisão de ventre e diminuem a absorção de gorduras e açúcares no intestino. Além dos grãos, a dieta mediterrânea deve conter vegetais proteicos como linhaça, semente de abóbora, grão-de-bico, feijão e soja, que fortalecem os músculos e auxiliam no funcionamento do metabolismo.

Verduras e frutas – Consumir verduras e frutas é muito importante para a dieta mediterrânea, porque elas fornecem vitaminas, fibras e minerais para o metabolismo e ainda dão uma sensação de saciedade, ajudando assim na perda de peso.

Leite e derivados desnatados – Para potencializar a dieta mediterrânea é preciso diminuir o consumo de gordura, por isso, o ideal é optar por iogurte natural, leite desnatado e queijos brancos, ou escolher as versões light dos produtos.

Cardápio da dieta mediterrânea

  • Café da manhã – 1 copo de leite desnatado, 1 pão integral com ricota temperada com ervas e uma fatia de mamão.
  • Lanche da manhã – 3 torradas integrais de arroz, manteiga e 2 castanhas.
  • Almoço – Salada de alface, meia posta de salmão grelhado, arroz e feijão. De sobremesa uma fatia de melancia.
  • Lanche da tarde – Um copo de iogurte natural com uma colher de chá de linhaça e uma tapioca com queijo light.
  • Jantar – Arroz com salada de verduras, uma posta de peixe cozida e de sobremesa, uma banana.
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