Dieta Low Carb High Fat

Dentro da modalidade de dietas Low Carb, existe a Low Carb High Fat. Nela, o consumo de carboidratos é reduzido em detrimento do aumento de consumo de gorduras. Mesmo que não leve ao nome, as proteínas também deve ser parte dominante do cardápio.

No entanto, é necessário cautela: fique atento à redução de carboidratos e a quais tipos ingerir. Cortar totalmente os carboidratos da dieta pode trazer numerosos danos para a sua saúde. As gorduras e proteínas que deverão ser consumidas também são selecionadas, como veremos a seguir.

O Que É Dieta Low Carb High Fat?

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O segredo desta dieta é a saciedade. Um maior consumo de gorduras e proteínas faz com que o organismo não sinta a sensação de fome, a não ser que realmente esteja precisando de comida. Dentro de seus benefícios, está a perda de peso rápida e definitiva, a diminuição do colesterol e diminuição da pressão sanguínea.

O Que Comer na Low Carb High Fat?

Gorduras. Devem ser inseridas no cardápio as gorduras poli-insaturadas, monoinsaturadas e saturadas. Em média, 33% de cada é um bom número para consumo. No entanto, a gordura hidrogenada está proibida, porque não traz nenhum benefício para a saúde.

As gorduras poli-insaturadas e as monoinsaturadas são as gorduras boas, que trazem benefícios para o cérebro e para o sistema cardiovascular. Além disso, têm ação anti-inflamatória, podem ajudar na saúde dos olhos, contribuir para o controle da pressão arterial, prevenir o diabetes e evitar a obesidade.

Procure incluir no cardápio os seguintes alimentos: peixes (especialmente os de águas profundas e frias, como o salmão e a sardinha), oleaginosas (como nozes e castanhas), abacate, sementes de chia, gergelim e linhaça, e óleos vegetais como o azeite.

Cuidado com as gorduras saturadas. Elas podem fazer parte do cardápio, mas se consumidas em grandes quantidade, podem elevar os níveis de colesterol. Laticínios desnatados ou semidesnatados e carnes magras são boas opções, saudáveis e sem trazer maiores riscos para a sua saúde.

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Proteínas. Mesmo que não esteja no nome, o consumo de proteínas é essencial para qualquer dieta. Nesse caso, aumente o consumo de proteínas magras com a menor quantidade de gordura saturada possível. Mantenha-se longe da pele de aves e da gordura das carnes.

Dessa forma, são bem-vindas as carnes brancas, como o frango e os peixes. As carnes vermelhas devem vir em cortes mais magros, como o miolo de alcatra. Ovos são uma boa pedida: consuma um ovo cozido, uma vez ao dia. Os laticínios são boas fontes de proteína, mas se encaixam melhor na dieta nas versões semidesnatadas ou desnatadas.

As proteínas proporcionam saciedade e são essenciais para a saúde dos ossos, da pele e dos órgãos. Além disso, são importantes na construção e reparação dos músculos, principalmente quando sofrem lesões devido à prática de exercícios.

O Que Reduzir na Low Carb High Fat?

Carboidratos. Corte qualquer fonte de carboidrato simples, principalmente pães brancos, farinhas e açúcares. No entanto, não reduza o consumo de forma radical. Boas e saudáveis opções para o consumo de carboidratos são as fibras como o arroz e o macarrão integral. Lembre-se de incluí-los no cardápio, mesmo que de forma reduzida.

A redução drástica no consumo de carboidratos pode trazer vários prejuízos para a saúde. A diminuição no metabolismo basal é uma delas, o que dificulta uma perda de peso futura, e você acaba perdendo massa magra ao invés de gordura.

O corte de carboidratos também pode fazer com que a pessoa se sinta mal, com dores de cabeça, sono excessivo durante o dia ou falta de sono durante a noite, déficit de atenção, oscilações de humor, prisão de ventre, cansaço e falta de disposição.

Contraindicações da Dieta Low Carb High Fat:

Os cuidados durante a dieta são essenciais. O excesso de gorduras pode causar problemas de saúde, como o aumento do risco de problemas cardiovasculares. Proteínas demais também pode fazer mal, prejudicando o coração, os rins e o fígado. Cautela ao montar o cardápio é o segredo para o emagrecimento saudável e definitivo com a Low Carb High Fat.

No entanto, em alguns casos os cuidados não bastam. A Low Carb High Fat é contraindicada para os indivíduos que sofrem de insuficiência renal, cardíaca ou hepática. Quem tem diabetes não deve segui-la. Os atletas e quem pratica atividade física deve consultar um nutricionista antes de iniciar esta dieta.

A Dieta Low Carb High Fat Emagrece Mesmo?

Sim. E isso se dá, principalmente, pela sensação de saciedade que a gordura e a proteína proporcionam, diferentemente dos carboidratos. Além disso, a proteína tem efeito termogênico, exigindo do corpo um maior gasto energético para ser digerida, o que acaba se convertendo em perda de peso. No entanto, é importante lembrar que, para emagrecer, é preciso que haja uma ingestão de calor menos do que a que se gasta. Por isso, é recomendado que você alie esta dieta à uma prática regular de exercícios físicos.

Dieta Low Carb High Fat Antes e Depois:

Veja algumas pessoas que já obtiveram resultados com esta dieta:

dieta low carb high fat antes e depois

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