Colágeno

O colágeno é uma proteína produzida em nosso corpo, essencial para o nosso organismo e sintetizada pelas células no tecido conjuntivo, sendo a proteína mais abundante no corpo humano. Ela é responsável pela elasticidade, sustentação e estrutura de tecidos, como a pele, músculos, ossos, cartilagens, vasos sanguíneos e tendões.

colageno

Colágeno, pra que serve?

O colágeno tem como função manter a união das células. A baixa concentração dessa proteína em nosso corpo pode ocasionar várias consequências, como:

  • Aparecimento de rugas e marcas de expressões;
  • Diminuição da elasticidade da pele;
  • Aumento da flacidez;
  • Celulite e estrias;
  • Cabelo e unhas fracos e quebradiços;
  • Enfraquecimento das articulações.

Um dos motivos desses sintomas aparecerem é o processo natural do envelhecimento. A partir dos 30 anos de idade, a produção do colágeno é reduzida dia após dia, e com isso vão surgindo os sinais do envelhecimento, como as rugas e falta de elasticidade na pele, além disso, as mulheres são as que mais sofrem com a perda do colágeno, já que sua produção é bem menor em relação aos homens. Estresse, exposição ao sol, tabagismo e má alimentação também podem ocasionar a diminuição da produção de colágeno. Para ajudar e combater esses sinais, pode ser necessário uma alimentação rica em colágeno e até mesmo uma suplementação com essa proteína.

Fontes de Colágeno

Existem algumas formas de consumir o colágeno e ajudar na reposição dessa proteína em seu organismo. Ele pode ser encontrado em alimentos ou em suplementos de diversas formas, como o colágeno hidrolisado em pó ou em cápsulas.

Alimentos Ricos em Colágeno

Alguns alimentos são ricos nessa proteína, sendo importante que você introduza em sua dieta a ingestão deles

  • Carnes brancas e vermelhas;
  • Castanhas, amêndoas e nozes;
  • Ovos;
  • Frutas vermelhas;
  • Gelatina;
  • Geleia de mocotó;
  • Pimenta, beterraba e tomate;
  • Vegetais verdes escuros.

Vitamina C e o Colágeno

A vitamina C ajuda na absorção do colágeno, por isso, além de uma alimentação rica dessa proteína, é necessário adicionar ao cardápio alimentos que contém vitamina C, como as frutas cítricas (laranja, kiwi, limão) para que a síntese do colágeno ocorra da forma correta.

Colágeno Hidrolisado

O tipo mais famoso e mais encontrado do colágeno é o hidrolisado, que é extraído do osso e cartilagem do boi e passa pelo processo de hidrólise, ou seja, a quebra das moléculas de proteínas pela água, podendo ser absorvido mais facilmente pelo organismo. Ele pode ser encontrado em forma de cápsulas ou em pó.

Colágeno em Cápsulas

A forma mais prática e rápida de se ingerir o colágeno é a suplementação dele através de cápsulas. Um colágeno em cápsulas que tem feito bastante sucesso é a Colastrina, que é vendida em um frasco com 60 cápsulas cada e promete promover a produção de colágeno no corpo e ajudar no emagrecimento, combater as estrias e celulite e evitar a flacidez. O indicado é ingerir diariamente a quantidade de cápsulas sugeridas pelo fabricante e seguir corretamente as orientações que contém no rótulo do produto. Para comprar, basta acessar o site oficial da Colastrina e efetuar o pagamento.

Colágeno em pó

O colágeno em pó pode ser encontrado com ou sem sabor.  Ele é uma boa opção para auxiliar na saciedade, já que pode ser diluído em água ou em outros alimentos e sucos, como em um suco de laranja, que por conter vitamina C já ajuda na absorção do colágeno. Um dos suplementos de colágeno em pó mais conhecido do mercado é o Sanavita.

Como tomar colágeno

Existem várias formas de tomar o colágeno devido à grande variação de versões disponíveis no mercado. A dose recomendada para se ter um efeito desejado é de 10 gramas ao dia. Para o colágeno em pó, basta diluir em água, leite ou em algum suco de sua preferência. Já para o colágeno em cápsulas, o correto é seguir a recomendação do fabricante. Antes de começar o uso do colágeno, procure seu médico ou nutricionista e peça orientações sobre o uso e sua dose recomendada.

Melhor horário para tomar colágeno

Alguns especialistas afirmam que o melhor horário para se tomar o colágeno é a noite, antes de dormir. No entanto, não há estudos comprovando que a eficácia do colágeno se altera conforme o horário em que se ingere.

Colágeno emagrece ou engorda?

O colágeno, além de não engordar, pode ser um grande aliado ao emagrecimento. Ele auxilia na perda de peso graças ao seu mecanismo que provoca uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma mesmo, diminuindo as calorias ingeridas diariamente. Ele também estimula o crescimento da massa muscular e com isso, faz com que o corpo comece a usar mais energia, provocando a queima de gordura corporal e contribuindo para a aceleração do metabolismo.

Benefícios do colágeno

São muitos os benefícios que o colágeno pode trazer, entre eles estão:

  • Auxilia no emagrecimento;
  • Retarda o aparecimento de rugas e marcas de expressões;
  • Hidrata e aumenta a elasticidade da pele;
  • Combate as existentes e previne novas estrias e celulites;
  • Fortalece o cabelo, unhas e articulações.

Preço do colágeno

O preço do colágeno pode variar conforme sua marca e seu tipo (em pó ou cápsulas).

Comprar colágeno

O colágeno pode ser encontrado em farmácias, lojas naturais ou em lojas oficiais on-lines, como o da Colastrina, que pode ser facilmente adquirida em seu site oficial. Não indicamos a compra de produtos no mercado livre, pois não se sabe a procedência do produto e ele pode acabar sendo prejudicial a sua saúde.